Emocionalidade e seus impactos
Emocionalidade é um dos fatores mais importantes no Assessment Facet5 (baseado na teoria Big5 da Personalidade) que utilizamos nos nossos processos de desenvolvimento com os nossos clientes. Ele é um diferencial e ao longo do texto você entenderá os motivos.
Este fator é como se fosse uma lente que pode aumentar ou diminuir a visibilidade, no caso do assessment, a intencionalidade diante dos outros fatores.
O inventário Facet5 vê a emocionalidade de uma forma mais sutil, identificando correlações conhecidas, porém menos óbvias, como:
– Concentração: as pessoas se distraem mais facilmente com o que acontece ao redor delas e podem ter dificuldade e manter a concentração.
– Confiança: há uma insegurança interna que pode prejudicar a confiança.
– Mecanismos de defesa: as pessoas procuram razões para explicar suas falhas e dificuldades. Por ex. racionalizar, negar e evitar.
– Hábitos e fobias: As pessoas se prendem em superstições, como: as meias preferidas, sexta-feira 13.
– Conflito mental/ hipocondria: algumas pessoas ficam totalmente confusas quando há muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e parecem não ter solução. Fica tudo muito complicado.
– Alteração de humor: as pessoas mudam de humor sem motivo nenhum – existem bons e maus dias.
– Nostalgia/ reminiscência: lembranças do passado, quando as coisas eram melhores. Isso pode estar ligado a um sentimento presente de fracasso.
– Objetividade e equilíbrio: sensibilidade pessoal podem dificultar a total objetividade = as coisas importam muito.
– Memória obsessiva e distração: Algumas coisas parecem ser preocupações constantes, até mesmo quando elas não são importantes.
A emocionalidade impacta no ser humano de duas formas, a que afeta a visão do self (confiança, depressão, humor e etc.) e a que está relacionada à maneira como a informação é processada.
Neste caso não existe certo e errado, e quando falamos sobre a emocionalidade ser alta ou baixa, isso está relacionado com a intensidade do fator e não com a referência de uma nota escolar.
Quando identificamos a emocionalidade baixa as pessoas apresentam características mais estáveis e previsíveis, capazes de lidar com o estresse e com a pressão sem reagir exageradamente e demonstram ser mais confiantes. Não enxergam a lagartixa.
No caso da emocionalidade alta as pessoas são menos consistentes mostrando comportamentos “fora do personagem”. Enxergam as coisas de forma mais desproporcional e exagerada, com muito mais cor, geralmente neste caso as pessoas criam mais histórias e julgam mais. Enxergam um jacaré no lugar da lagartixa.
A emocionalidade traz uma predisposição sobre o sentir diante da ansiedade e tensão principalmente quando os acontecimentos se aproximam. E também há um elemento de cautela e apreensão, isso se refere a um sentimento generalizado de satisfação ou insatisfação com a vida, uma tendência de ser mais cauteloso ou pouco pessimista.
Na tensão e ansiedade, quando a pontuação é alta, as pessoas tendem a se preocupar mais e sentem uma inquietação e tensão. Podem perder o sono com preocupações e sentir o estresse e a pressão.
Quando a pontuação da emocionalidade neste fator é baixa, são mais relaxadas e despreocupadas. Podem ser vistas como distantes e relapsas ao estresse alheio.
Na apreensão as pessoas com alta pontuação tendem as ser menos otimistas sobre os acontecimentos, não acreditam que as coisas darão certo. Tendem a conferir e revisar mais. São menos satisfeitas com a vida e veem as coisas como incertas. Sempre pensam que podem melhorar e fazer diferente.
Já na baixa pontuação, as pessoas, são mais confiantes e otimistas. Acreditam que as coisas sairão do melhor jeito possível. São felizes com elas mesmas e com o que são. Elas não mudariam muitas coisas. Não se preocupam muito com o futuro. Em casos extremos podem ser vistas como blasés e excessivamente confiantes, não veem os riscos e têm uma abordagem casual.
Como a emocionalidade impacta na sua rotina? Compartilhe conosco!
E se tiver interesse em aplicar o assessment Facet5 para ampliar sua percepção e autoconhecimento, entre em contato e explicaremos os próximos passos.