ASSERTIVIDADE E C.N.V.
Você sabia que a Assertividade com os recursos da Comunicação Não-Violenta podem gerar relacionamentos mais saudáveis?
No último Quadrados de Conversa, procuramos sensibilizar os participantes sobre a relação entre: Padrões de Comunicação x Mecanismos de Defesa x Relacionamentos Saudáveis
Temas recorrentes em processos de desenvolvimento de executivos (cada vez mais frequente), trouxemos duas perspectivas sobre o assunto:
De acordo com a CNV, podemos adotar 4 padrões de comportamento, veja a figura:
Neste caso, a busca pelo equilíbrio na relação, com abertura de diálogo e conexão no campo dos sentimentos e necessidades, garante um relacionamento profundo e saudável entre EU e o OUTRO.
O perigo de permanecer por muito tempo nos quadrantes do GANHO-PERDE ou PERCO-GANHA, pode levar à anestesia emocional e um custo muito pesado representado pela própria relação. Por isso, a necessidade de acessar um ao outro através de um novo mindset e ferramentas como a Comunicação Não-Violenta.
No caso da assertividade, mostramos através da figura abaixo, os mecanismos de defesa que utilizamos para fazer valer nossos direitos através de comportamentos disfuncionais não efetivos:
Pela falta de recursos ou consciência, recorremos à comportamentos passivos, agressivos ou passivo-agressivos, num círculo vicioso e muitas vezes simbiótico.
A assertividade é o alicerce de uma comunicação sincera e edificante, o que gera confiança nas relações interpessoais. Trata-se de uma filosofia de vida e atitude que se baseia no respeito por si mesmo e pelo outro, de uma forma equilibrada.
Pessoas assertivas são mais habilidosas no momento de lidar com conflitos, o que as torna menos suscetíveis a sofrer de stress. São mais autoconfiantes e sabem agir sem magoar os outros. Quando se está num ambiente em que existe uma comunicação assertiva, as relações tendem a ser de melhor qualidade e os resultados mais satisfatórios.
Como dicas para uma comunicação e comportamento assertivo, sugerimos:
- Respeitar o outro renunciando à violência e agir de forma educada;
- Analisar os fatos e os interlocutores antes de falar;
- Não ofender nem omitir informação importante;
- Elogiar quando se deve elogiar e retificar o que tem de ser corrigido;
- Conhecer-se a si próprio e assumir os erros;
- Ser sincero e saber partilhar as vitórias;
- Cultivar as capacidades de comunicação;
- Cultivar a autoestima, impor os limites necessários e ser independente emocionalmente.
Convidamos você a fazer um exercício: tente identificar em que padrões você se encaixa na maioria do seu tempo, no trabalho ou na vida pessoal e se estiver num quadrante onde você vivencia mais riscos do que ganhos em relações, invista em autoconhecimento, em conteúdos de CNV ou procure ajuda de um especialista.
E que venha o próximo encontro!