Qual foi a última vez que você fez algo pela primeira vez?
Esse foi o convite de uma amiga para fazer uma prova no MAR. No primeiro momento eu pensei: está bem maluca essa minha amiga, imagina eu no mar…
Daí comecei a encarar a possibilidade, uma vez que estou treinando na piscina e estou treinando bem, fazendo uma km boa.
E comecei a imaginar o que me impedia de pensar nessa possibilidade, porém sem muito tempo para definir, afinal de contas as inscrições do primeiro lote iam até aquele final de semana. O convite foi feito no Sábado e no Domingo estava eu na frente do computador fazendo a inscrição, com um mega frio na barriga.
Medo mesmo, foi a primeira coisa que veio de sensação. Medo de não dar conta, medo do mar, medo de me afogar, medo de não poder colocar o pé no chão, medo de chover no dia, medo de pegar um tempo ruim e o mar ficar muito mexido, medo do tubarão (sim, esse medo sempre vem quando entro no Mar, rs). Medo de tanta coisa que eu só pensava: por que me inscrevi mesmo? E se eu contar para os meus pais? Eles vão falar para não ir. E agora, já estou inscrita.
E os dias foram passando e fui me acalmando, focando na técnica e continuei treinando na piscina, na verdade me empolguei mais para treinar e foquei no que era importante.
É interessante perceber nosso mindset no processo. Nosso cérebro conversa o tempo inteiro conosco. Dizem que produzimos cerca de 300 a 1000 palavras por minuto. É muita conversa interna. Alguns pensamentos me impulsionavam para ir à prova, do frio na barriga ao desafio gostoso do novo, da surpresa, da sensação de estar viva. Do outro lado alguns pensamentos também vieram e toda vez que eles apareciam eu pensava: o que disso é verdade mesmo? E isso foi me acalmando nos dias que vieram. Tive quase um mês para continuar me preparando para essa primeira prova. A metragem é curtinha serve exatamente para quem está começando a nadar no mar. Foram 500 m. Inclusive é um mega incentivo do Circuito Mares que a cada ano traz mais e mais atletas para a prova.
Foi interessante perceber meu processo antes, durante e depois da prova.
Quando chegamos na praia fizemos o reconhecimento do lugar, assistimos algumas largadas antes da nossa e ficamos na areia apreciando o movimento que é bem interessante.
Pessoas animadas, felizes e superando seus desafios. Algumas mais experientes e outras começando. Entramos na água para o corpo entender o que estava acontecendo e a água estava bem gelada, ou nosso corpo estava bem quente. O dia estava lindo, um sol para cada um da praia e um movimento de alta energia.
Fomos para o briefing que acontece antes da prova e lá minha cabeça já começou a pensar de como seria a prova. Um lado meu estava bem ansioso pelo novo e outro só pensava: você sabe a técnica e vai dar tudo certo.
Um pouco antes de entrar vimos um cara saindo da água passando mal e os bombeiros logo atenderam o rapaz e daí tudo aquilo que parecia estar tranquilo foi para o buraco. Disparou em mim um pensamento: será que é um sinal, nem avisei meus pais, o que eu faço? Desisto agora? Daí minha amiga percebeu minha cara de tensão e falou: bora focar na alegria do pessoal chegando da prova. E isso foi um alívio, ficar olhando o pessoal chegar foi me deixando mais tranquila de ver tanta gente feliz, superando seus desafios, inclusive os Portadores de Deficiência Física fazendo bonito e na verdade eles foram o meu grande incentivo de ir realmente ao mar.
Tocou a buzina e lá fomos nós: frio na barriga, coração vibrando fortemente, ansiedade, medo, tudo junto e ao mesmo tempo. Um monte de mulher entrando juntas ao mar. As primeiras braçadas foram mais difíceis, acostumar-se com a respiração e as marolinhas, aquele movimento da água do mar, o gosto salgado, o não da pé, e agora? Tudo isso me deu uma vontade de desistir e voltar para traz. Porém negociei com o medo e fui. Estar preparada emocionalmente ajuda bastante também. Só lembrava do meu professor de natação: foca na técnica, você consegue.
E daí o medo foi passando, olhar para aquelas mulheres ao meu lado foi dando um alivio, e quando percebi estava nadando e curtindo aquela natureza da praia Guaiuba no Guarujá. Aquele dia lindo, o sol refletindo na água, as pessoas que ficam em volta dando apoio de olho na gente, um lugar seguro, sem perigo e percebi o quanto estava preparada e amparada. Isso foi me dando um gás e uma energia maravilhosa. E quando me dei conta já estava de volta. E a sensação de que podia mais, que 500m era pouco mesmo.
Ao sair da água fica uma equipe MARAVILHOSA incentivando e elogiando. É um corredor do AMOR, um corredor de superAÇÃO, um corredor de VIDA.
Passar pela linha de chegada é uma emoção gigante de superar o Desafio de algo pela primeira vez.
Sempre vale a pena, mesmo com medo. Meu maior aprendizado é não deixar os pensamentos tomarem conta e treinar. Treino é tudo!
Sentimento de confiança, superação, segurança e alegria.
Bora pra próxima: Desafio fazer 1km em Fev. 2022. Quem vem junto?
Foto: Sérgio Souza
Circuito Mares
Que texto lindo e delícia de ler! Parabéns, Gô e obrigada por estar sempre “por aí” pra inspirar e apoiar tanta gente. S2
ah que delicia receber seu incentivo. Juntas vamos mais longe! Sempre
Texto de superação.
Parabéns por se superar sempre Gomér. Vejo em você uma pessoa que transmite determinação em tudo que faz. Texto muito bom e desafio superado. Nos próximos desafios que tiver de superar, tenho a certeza de que você vai conseguir. A grande verdade é que, a partir do momento em que você faz a inscrição é o momento da linha de tempo do desafio. Ao aceitar, você deu o primeiro passo. O que vier é lucro, pois deste modo conseguimos enxergar nossos próprios limites. Estes devem ser sempre respeitados. Conseguimos ver em tempo real e ao vivo em nossas mentes o que pensávamos e como é de verdade. Você não só se superou, como se deu a oportunidade de fazer parte da natureza e com a natureza não se deve desafiar, mas ser aceito ao fazer parte dela. A natureza sempre será gigante e poder fazer parte dela, nem que seja por alguns minutos, é ter a certeza de que ela é capaz de conversar com cada um de nós. A natureza é capaz de nos ensinar e você se matriculou na escola da vida na sua escola interna e soube enfrentar seus medos e incertezas. Este foi mais um aprendizado na sua vida e você tirou nota 10. Você passou e está preparada para alcançar maiores desafios. Estes com inteligência e respeito a você mesma e a natureza. Você se colocou em uma zona de equilíbrio mental e físico. O melhor de tudo? É saber que você pode ir mais longe, pois foram 500 metros que na sua capacidade poderia ter feito 1km. Adivinha? Assim que você chegar a 1km, o que será que a sua mente vai te dizer? “Posso ir mais longe ou agora está bom. É você se superar sempre e sempre se lembrar que o mais importante é se respeitar, respeitar seus limites e a natureza. Com essas três regras você será sempre capaz de dar um passo adiante. Você é uma pessoa boa e pessoas boas merecem coisas boas. O corredor que você cita em seu texto é exatamente o corredor que você planta. É o seu corredor. Parabéns!
Texto de superação.
Parabéns por se superar sempre Gomér. Vejo em você uma pessoa que transmite determinação em tudo que faz. Texto muito bom e desafio superado. Nos próximos desafios que tiver de superar, tenho a certeza de que você vai conseguir. A grande verdade é que, a partir do momento em que você faz a inscrição é o momento da linha de tempo do desafio. Ao aceitar, você deu o primeiro passo. O que vier é lucro, pois deste modo conseguimos enxergar nossos próprios limites. Estes devem ser sempre respeitados. Conseguimos ver em tempo real e ao vivo em nossas mentes o que pensávamos e como é de verdade. Você não só se superou, como se deu a oportunidade de fazer parte da natureza e com a natureza não se deve desafiar, mas ser aceito ao fazer parte dela. A natureza sempre será gigante e poder fazer parte dela, nem que seja por alguns minutos, é ter a certeza de que ela é capaz de conversar com cada um de nós. A natureza é capaz de nos ensinar e você se matriculou na escola da vida na sua escola interna e soube enfrentar seus medos e incertezas. Este foi mais um aprendizado na sua vida e você tirou nota 10. Você passou e está preparada para alcançar maiores desafios. Estes com inteligência e respeito a você mesma e a natureza. Você se colocou em uma zona de equilíbrio mental e físico. O melhor de tudo? É saber que você pode ir mais longe, pois foram 500 metros que na sua capacidade poderia ter feito 1km. Adivinha? Assim que você chegar a 1km, o que será que a sua mente vai te dizer? “Posso ir mais longe ou agora está bom”. É você se superar sempre e sempre se lembrar que o mais importante é se respeitar, respeitar seus limites e a natureza. Com essas três regras você será sempre capaz de dar um passo adiante. Você é uma pessoa boa e pessoas boas merecem coisas boas. O corredor que você cita em seu texto é exatamente o corredor que você planta. É o seu corredor. Parabéns!
Ah meu querido amigo, que lindo seu texto! Agradeço de coração as palavras e todo o incentivo sempre. Saudades de vc. Bjs
Que orgulho dessa minha aluna. Parabéns!! São coisas assim que me motiva a continuar. Ver a alegria e a satisfação de vcs alunos em superar algo não tem preço. Seja na maratona aquática, seja em terminar um treino ou até mesmo em iniciar as primeiras braçadas.
Mais uma vez meus parabéns e vamos para o próximo desafio!!
você fez toda a diferença! Agradeço por acreditar em mim, me incentivar e me fazer olhar que podia ser divertido!!! Valeu super e bora pra próxima!! Fev. está ai!!! <3