Qual o nível de Esperança e Resiliência na sua vida?
“A mente é como um paraquedas, ela não funciona se não estiver aberta” – Frank Zappa.
Há muitos estudos na Psicologia positiva que mostram o efeito benéfico da esperança na capacidade das pessoas em lidar com problemas e situações desafiadoras, tanto na vida pessoal como profissional.
Algumas pessoas usam a esperança como se fosse a última opção: “cruzar os dedos e esperar o melhor”; “a esperança é a última que morre”; “ao menos ainda temos esperança”.
O Pensamento Esperançoso está positivamente atrelado a competência de autoestima, otimismo, criatividade elevada e com isso maior capacidade de solucionar os problemas, segundo pesquisador Charles Richard Snyder.
A teoria da Esperança é um processo cognitivo direcionado a atingir os objetivos, nos mostra a capacidade de:
1.Definir os objetivos relevantes e desafiadores
2.Encontrar os caminhos para alcançar os objetivos
3. Ter senso de iniciativa para perseguir objetivos
Sucesso é um caminho a ser percorrido todos os dias.
As pessoas com um nível alto de esperança experimentam menos ansiedade em relação as tarefas, diferente das pessoas com níveis baixos de esperança que apresentam facilidade em sabotar seus pensamentos de forma mais autodepreciativa e padrões mentais que bloqueiam seus objetivos.
As pessoas otimistas são capazes de enxergar os desafios de uma forma que irão superá-los e a resiliência vem junto, com a habilidade de superar adversidades sem se afetar pelo negativismo. Pessoas que possuem os dois, geralmente, são mais tolerantes a mudança e entendem que os desafios fazem parte do processo de crescimento!
Ser resiliente é ser adaptável e flexível a mudança, lidar bem com a pressão, conseguindo se planejar e organizar mais, além de gerar aprendizados de forma contínua, estando em constante evolução.
Como podemos aumentar nossa resiliência:
- Tendo um propósito ou objetivo definido
- Utilizando melhor nossas forças e talentos
- Exercitando o otimismo e o positivismo
- Aprendendo com os erros
- Aceitando a mudança como necessária
- Cultivando a autoestima e confiança e
- Contando com nossas redes de apoio.
Resiliência é mudar a condição de vida, otimismo é mudar o modelo de mundo.
Lembre-se o mundo que você quer viver está dentro de você!!!