Inteligência Positiva e Performance
Em nosso encontro de Quadrados de Conversa, trouxemos um tema pouco conhecido, mas de muita relevância para identificarmos as interferências que influem sobre o nosso potencial e, consequentemente, sobre nossa performance: Inteligência Positiva
Nunca ouviu falar? Segundo o autor e pesquisador, Shirzad Chamine, “com a Inteligência Positiva, você pode medir e melhorar significativamente a porcentagem de tempo que sua mente funciona em seu favor em vez de sabotar você. Isso vai mudar permanentemente o equilíbrio de poder dentro de sua mente, para que você consiga atingir mais de seu vasto e inexplorado potencial e ajudar outros a fazer o mesmo.”
Traduzindo, segundo Shirzad, nossa mente possui duas áreas diversas:
Mente Sabotadora: responsável por nos manter em segurança e conforto e que, em vista de qualquer mudança ou situação inesperada. Ela aciona diversas emoções de alerta como ansiedade, medo, insegurança, decepção e culpa, sinalizando que algo está errado, incompreensível ou que faltam referências para uma melhor análise de “perigo”.
Já a Mente Sábia está relacionada à nossa curiosidade, criatividade, empolgação, determinação e motivação. É ela quem nos impulsiona para a realização, empreender esforços e manter uma postura positiva e otimista diante dos desafios.
A Inteligência Positiva refere-se ao quanto equilibramos estas duas mentes ou forças internas, que determinam nossas decisões e as estratégias que podemos utilizar para evitar um funcionamento sub-otimizado.
Como medir sua Inteligência Positiva?
Durante o encontro, os participantes fizeram um teste de Quociente de Inteligência Positiva (QP), que mede a porcentagem de tempo do dia a dia em que a nossa mente sábia está ativada.
Se, por exemplo, o resultado foi de 60%, isso significa que em 60% do seu tempo ativo, sua mente sábia está agindo em seu favor. No restante do tempo, 40% no caso do exemplo, há uma grande possibilidade ação da mente sabotadora.
Para Shirzad e os estudos realizados, o ideal (ponto de inflexão) é atingir um QP acima de 75%. Abaixo disso provavelmente não estaremos na nossa melhor performance. Outra informação importante é que, pelas pesquisas do autor, apenas 20% das pessoas encontram-se acima do ponto de inflexão, mais uma evidência de que o processo de sabotagem é intenso quando não tomamos consciência sobre o mesmo.
Este teste vem sendo utilizado nos processos de Coaching da Gratitude para dar mais evidência e tangibilidade aos nossos padrões de comportamento que atrapalham as pessoas a atingirem seus objetivos, fortalecendo suas crenças.
Como dicas para aumentar seu QP, sugerimos que você monitore seus pensamentos e procure identificar padrões de sabotagem, além de entender os gatilhos onde a mente sabotadora começa a agir e formular outras estratégias para entrar em ação e dar vazão à sua mente sábia.
Gostou do conteúdo? Se tiver algum comentário ou dúvida, ficamos à disposição.