PROFESSIONAL BRANDING
Vivemos numa sociedade de percepções e a imagem perceptiva de sua marca (sua aparência, sua mesa de trabalho, seu comportamento, suas interações sociais, o que consome, que lugares frequenta, suas intenções e propósito, entre outros itens) é muito importante e exige um cuidado especial para não sermos julgados ou rotulados de maneira equivocada.
Você saberia responder sobre quais adjetivos estão espalhando por aí sobre você?
Com que palavras você e seu trabalho estão sendo descritos no mercado?
Que sinais você está emitindo para ser adjetivado desta forma?
Se você quiser construir uma marca, deve concentrar seus esforços de branding para ter uma palavra gravada na mente do seu consumidor potencial, uma palavra que, se possível, ninguém mais tenha.
Qual é a palavra que te descreve hoje na sua rede de relações organizacionais como…
… executivo
… líder
… empreendedor
… profissional
… colega de trabalho?
Se você estiver satisfeito com as descrições acima, tudo bem, continue trabalhando pela sua boa reputação. Mas, se não estiver, vale pensar sobre o que pode mudar, melhorar, desenvolver e aperfeiçoar no seu dia a dia.
Uma forma inteligente de construção de marca é definir claramente o que deseja atingir em forma de objetivos no futuro.
Você consegue visualizar onde quer estar e o que gostaria de fazer daqui a 10 anos?
Quais são os seus incômodos hoje? Que necessidades quer atender à longo prazo?
Dizem por aí que uma pessoa sem objetivos definidos tem uma maior probabilidade de chegar a um lugar aceitável.
Se “eu quero ir, mas não sei para onde vou” for uma constante na sua carreira profissional, vale a dica: saber aplicar nosso tempo é o que diferencia fracasso de sucesso já que mais de 90% de nosso tempo profissional é aplicado naquilo que, a longo prazo, não vai gerar nada de valor.
O que você está fazendo hoje pelo longo prazo de sua carreira? Que tipo de investimento de longo prazo você está aplicando na sua marca pessoal e na sua carreira?
Para não se enquadrar na média e combater a normalidade esperada, vale refletir:
– Você está enxergando algo de diferente em sua carreira e Professional Branding?
– Você está fazendo diferença no meio em que atua?
– Você faz ALGUMA diferença?
Primeiros passos em branding
Para começar, pense em tudo o que você poderia fazer hoje, por sua própria conta para alavancar sua marca pessoal.
– O que pode dar mais brilho, conteúdo e diferenciação a você como profissional?
– Como as pessoas podem perceber os seus sinais de ascensão e mudança?
– Que propósito você deseja alcançar com todo esse esforço?
– Quais são as oportunidades ao seu redor e como pode estar mais atento e responsivo a elas?
– Sobre o que você reclama e se lamenta nos dias de hoje? Há alguma chance de trabalhar pela melhora e evolução desses itens que resultem em destaque profissional?
Avaliar suas forças e fraquezas, suas atitudes e comportamentos de forma consciente, deixando de reagir automaticamente e ser mais estratégico no seu planejamento de carreira.
Coloque tudo no papel, defina suas prioridades e cuide melhor de si mesmo e de sua trajetória. E se precisar de ajuda conte com a gente para trazer mais clareza e fortalecimento neste caminho.