Cada dia mais o André e eu estamos nos deparando com a quantidade de conhecimento que existe dentro das Empresas e o quanto isso se perde, uma vez que a pessoa sai e leva todo o conhecimento com ela.
No livro ”Presença – propósito humano e o campo do futuro”, eles falam sobre a aprendizagem de uma forma que integra o pensar e o fazer, em que todo o aprendizado diz respeito ao modo como interagimos no mundo e as capacidades de desenvolvermos a partir de nossas interações.
Os autores trazem também a Presença como algo que muda todo o sistema. Pois é um ato de ouvir com intensidade, de rejeitar os preconceitos e formas históricas de emprestar sentido às coisas; com isso abandonamos as velhas identidades, a necessidade de controlar e passamos a fazer escolhas que tenham a ver com a evolução da vida.
Como mentores, acreditamos que os Líderes conseguem passar os seus conhecimentos, seja como especialista ou como vida, para os seus liderados ou até mesmo para outras pessoas da Empresa. Não necessariamente para ser mentor precisa ser líder mas sim precisa dominar algum assunto, seja ele qual for.
Mentorar é encurtar o caminho do outro, é contar como você fez, é trazer dicas e conhecimentos que foram adquiridos com a vida.
E ser mentorado é se preparar para tal, é saber fazer perguntas, é estudar sobre a pessoa, é tirar as dúvidas corriqueiras, seja de carreira ou sobre a área.
Benefícios do Processo de Mentoring
- Estar presente
- Se preparar
- Estar de coração aberto
- Trocar conhecimento
- Valores como contribuição e conhecimento estão presentes
- Aprendizado para os dois lados
- E o mais importante é fazer circular algo que já existe na Empresa.
Teoria U e Processos de Mentoring
Nesses espaços de mentoria podemos implantar ou acolher a teoria U, de Otto Scharmer, uma teoria muito rica no observar, sentir, presenciar e concretizar.
E dentro da mentoria, gostaria de trazer o conceito da teoria U que pode auxiliar muito nesse processo todo.
Podemos pensar no início onde recuperamos os padrões do passado e questionamos o quanto ele nos move para frente, e junto com o mentor poder ver o mundo através do olhar dele (a).
Deixamos esses padrões suspensos para poder ver com os novos olhos, redirecionando e sentindo através do campo, do hoje, das oportunidades atuais, deixando ir aquilo que já não faz mais sentido. Algumas coisas podemos deixar no Museu para poder revisitar de vez em quando, mas sabemos que não precisaremos mais como comportamentos, atitudes, crenças. Nessa etapa é importante diminuir também o nosso julgamento e ver a realidade com novos olhos.
Nessa etapa é importante sentir, conectar-se com o presente e ficar atento com todas as possibilidades e situações reais.
E com esse movimento todo chegamos na curva do U, trazendo presença conectando com o aqui e agora de forma mais profunda, momento que o campo do futuro começa a surgir. E assim, abrindo espaço para o novo e para a criatividade, para cocriar algo.
Deixar vir, conduzindo ao espaço da visão e intenção e tendo essa clareza para trazer as ações que irão ajudar colocar na prática e cocriar de forma estratégica os novos passos para desenhar e realizar, aderindo a ações do dia-a-dia para chegar na realização e concretude.
Perguntas Poderosas
- Quem sou eu e qual o meu trabalho?
- Para onde quero ir?
- O que estou fazendo hoje para isso acontecer?
Mentorar é abrir o seu conhecimento para o outro, é poder compartilhar e ao mesmo tempo ter uma escuta ativa para poder ser cirúrgico nas suas perguntas e propostas ao outro.
E ser mentorado é querer evoluir, crescer, saber, aprender e principalmente fazer. Colocar em prática através de uma estrutura e estratégia aquilo que é importante para sua carreira e sua vida!
Nós da Gratitude, olhando para isso, criamos um produto para as empresas para contribuir com o desenvolvimento do Mentor e prepará-lo para fazer esse trabalho, não só de forma natural, mas sim estruturada.
Saiba mais, acessando nosso Programa de Preparação para Mentores.
Não deixe de entrar em contato e tirar quaisquer dúvidas sobre.