Jogos de Empatia
No nosso último encontro virtual no Quadrados de Conversa, sugerimos trabalhar o tema Empatia. Mais do que propor um conceito formal, nossa intenção era de praticar através de jogos e dinâmicas que estimulassem as…
5 principais características de pessoas com alto grau de Empatia
1-) Atenção Plena e Genuína: diante de um mundo com tantas informações e distrações, demonstrar atenção pode levar a outra pessoa (ou a equipe) se sentir importante, reconhecida e acolhida.
2-) Escuta Ativa: estando num estado de atenção e presença conseguimos identificar, ler ou imaginar os sentimentos e necessidades por trás dos discursos, elevando nossas conexões e aumentando o interesse mútuo.
3-) Estado de Consciência: Ouvir e pensar muito antes de falar alguma coisa, entendendo quando é o melhor momento para intervir e de se colocar, sem interromper a expressão do outro.
4-) Reconhecer o Valor das Perguntas: antes de propor soluções, conselhos, sugestões relativas ao meu mundo e sistema de conhecimentos, o quanto vale explorar mais o momento através de perguntas empáticas como: “Pode me contar mais sobre…?”, “O que você quer dizer?”, “Como você acha que…”; “Como se sente em relação à…?
5-) Buscar Conexões: ser sempre curioso em relação ao que o outro sente e precisa e estar presente para oferecer ajuda para solucionar a questão. Pessoas empáticas não fogem do problema e não têm medo de conversas difíceis. O foco é sempre auxiliar.
Foram 3 jogos desenvolvidos:
1-) Trio de pessoas onde cada um ocupava uma função: Escuta, Pergunta e Resposta. Durante 3 minutos, uma pessoa podia fazer a pergunta que quisesse a um participante e o terceiro ficaria na função de observador. Ao final de 3 minutos, trocavam de função e continuavam a dinâmica
2-) Convidamos os participantes a preencher um quadro com definições de Empatia e Simpatia, para distinguir essas duas qualidades. Reproduzimos o vídeo da Brené Brown falando dessas diferenças para ajudar a fechar a discussão.
3-) Contação de História de Lavadeira: após a história, convidamos os participantes a sugerirem outras estratégias empáticas que pudessem trazer um final menos trágico para a personagem principal.
E para finalizar, falamos da importância da Empatia no ambiente de trabalho:
– Num ambiente de trabalho competitivo e marcado por pressão por metas, é frequente o aumento dos níveis de ansiedade e estresse. Ter alguém para desabafar e acolher essa pressão faz toda diferença;
– Equipes empáticas se recuperam mais rápido das frustrações do dia a dia. Lidam melhor com os insucessos e trabalham juntas por soluções;
– Quanto mais a empatia nos permite entender como nos sentimos e nos motivamos, melhores serão as estratégias para suprir as expectativas dos colaboradores, diminuindo o turnover e mantendo os talentos por mais tempo nas empresas, com alto nível de engajamento, entre outros benefícios.
Com soluções e dicas simples, conseguimos praticar empatia no nosso dia a dia, ampliando as conexões e impactando na performance pessoal e das empresas.
E você? Já “brincou” hoje com o tema?