logo
  • Home
  • Produtos
  • Produtos
  • Sobre
  • Blog
  • Contato
  • Contato
Encontre aqui o que busca.

Faça sua busca em todo site

Encontre textos completos sobre o que busca entre dezenas de posts dos mais variados assuntos envolvendo psicologia e comunicação humanizada.

  • CNV

Jogos de Empatia

No nosso último encontro virtual no Quadrados de Conversa, sugerimos trabalhar o tema Empatia. Mais do que propor um conceito formal, nossa intenção era de praticar através de jogos e dinâmicas que estimulassem as…

5 principais características de pessoas com alto grau de Empatia

1-) Atenção Plena e Genuína: diante de um mundo com tantas informações e distrações, demonstrar atenção pode levar a outra pessoa (ou a equipe) se sentir importante, reconhecida e acolhida.

2-) Escuta Ativa: estando num estado de atenção e presença conseguimos identificar, ler ou imaginar os sentimentos e necessidades por trás dos discursos, elevando nossas conexões e aumentando o interesse mútuo.

3-) Estado de Consciência: Ouvir e pensar muito antes de falar alguma coisa, entendendo quando é o melhor momento para intervir e de se colocar, sem interromper a expressão do outro.

4-) Reconhecer o Valor das Perguntas: antes de propor soluções, conselhos, sugestões relativas ao meu mundo e sistema de conhecimentos, o quanto vale explorar mais o momento através de perguntas empáticas como: “Pode me contar mais sobre…?”, “O que você quer dizer?”, “Como você acha que…”; “Como se sente em relação à…?

5-) Buscar Conexões: ser sempre curioso em relação ao que o outro sente e precisa e estar presente para oferecer ajuda para solucionar a questão. Pessoas empáticas não fogem do problema e não têm medo de conversas difíceis. O foco é sempre auxiliar.

Foram 3 jogos desenvolvidos:

1-) Trio de pessoas onde cada um ocupava uma função: Escuta, Pergunta e Resposta. Durante 3 minutos, uma pessoa podia fazer a pergunta que quisesse a um participante e o terceiro ficaria na função de observador. Ao final de 3 minutos, trocavam de função e continuavam a dinâmica

2-) Convidamos os participantes a preencher um quadro com definições de Empatia e Simpatia, para distinguir essas duas qualidades. Reproduzimos o vídeo da Brené Brown falando dessas diferenças para ajudar a fechar a discussão.

Quais as diferenças entre Empatia e Simpatia?

3-) Contação de História de Lavadeira: após a história, convidamos os participantes a sugerirem outras estratégias empáticas que pudessem trazer um final menos trágico para a personagem principal.

E para finalizar, falamos da importância da Empatia no ambiente de trabalho:

– Num ambiente de trabalho competitivo e marcado por pressão por metas, é frequente o aumento dos níveis de ansiedade e estresse. Ter alguém para desabafar e acolher essa pressão faz toda diferença;

– Equipes empáticas se recuperam mais rápido das frustrações do dia a dia. Lidam melhor com os insucessos e trabalham juntas por soluções;

– Quanto mais a empatia nos permite entender como nos sentimos e nos motivamos, melhores serão as estratégias para suprir as expectativas dos colaboradores, diminuindo o turnover e mantendo os talentos por mais tempo nas empresas, com alto nível de engajamento, entre outros benefícios.

Com soluções e dicas simples, conseguimos praticar empatia no nosso dia a dia, ampliando as conexões e impactando na performance pessoal e das empresas.

E você? Já “brincou” hoje com o tema?

autoconhecimentocnvcnv no ambiente de trabalhocoachingComunicação Conscientecomunicação não violentadinâmicas de empatiaempatiaforçassoft skills
Criado por André Freitas
Criado em 16/07/2020
Post Anterior
Próximo Post

Novidades do Blog

Como você tem lidado com as Conversas Difíceis? 07/11/2024
Como Superar a Resistência à Mudança: Lições do Livro “Imunidade à Mudança” 27/09/2024
“Os 5 Desafios das Equipes” 10/09/2024
Inovação Dentro e Fora da Caixa 27/08/2024
Você sabe para que servem os inventários de personalidade??? 22/08/2024
O QUE SÃO SOFT SKILLS? 13/08/2024

Tags

aprendizado assertividade autoconhecimento autoempatia autossabotagem bem-estar carreira cnv cnv no ambiente de trabalho coaching coaching carreira comunicação Comunicação Consciente comunicação não violenta CONFLITOS covid19 desafios desenvolvimento dinâmicas de empatia emoções empatia empreendedorismo executive coaching felicidade flourishing gestãodeconflitos gratitude inteligênciaemocional inteligência positiva leveza liderança mindset Necessidades Necessidades Humanas Performance Psicologia Positiva Quadrados de Conversa relacionamento relacionamento profissional saudemental sentimentos soft skills treinamento vida vulnerabilidade
R. do Estilo Barroco, 295 - Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP, 04709-010

by TRENDit | © 2024 Todos os direitos reservados.