logo
  • Home
  • Produtos
  • Produtos
  • Sobre
  • Blog
  • Contato
  • Contato
Encontre aqui o que busca.

Faça sua busca em todo site

Encontre textos completos sobre o que busca entre dezenas de posts dos mais variados assuntos envolvendo psicologia e comunicação humanizada.

  • CNV

Conversas Conscientes: Formulando Pedidos

“Uma conversa difícil, em geral, é uma conversa que importa porque visa transformar uma realidade que não está boa.”

Com esta frase de Willian Ury, apresentamos o tema “Conversas Conscientes: formulando pedidos”, visando explorar melhor o sentido de difícil e propondo abordar futuras situações de estresse ou conflito com uma estratégia mais consciente, baseada nos princípios da Comunicação Não Violenta e focando na importância de formularmos pedidos mais precisos que gerem maior conexão e entendimento entre as partes.

Todos os dias, em diversos momentos, lidamos com situações difíceis que exigem algum tipo de comunicação ou diálogo:

– Transmitir uma notícia ruim no trabalho;

– Comunicar uma mudança inesperada;

– Informar a impossibilidade de atender um cliente;

– Lidar com o choro e birra de um filho;

– Convencer um amigo teimoso a mudar de ideia;

– Falar para o cônjuge que o jantar não estava tão gostoso assim…

São tantos temas que gostaríamos de velar, jogar para debaixo do tapete, mas as circunstâncias muitas vezes exigem posicionamento e discussão sobre a questão.

Para trazer mais leveza a este processo, baseado nos conceitos de Marshall Rosenberg e práticas especialistas em comunicação, sugerimos os seguintes passos para formular uma Conversa Consciente:

1-) OBSERVAÇÃO: observar e pontuar o que realmente aconteceu, sem julgamentos ou interpretações, de acordo com as informações que estão presentes e claras na situação. Vamos deixar de lado o “eu acho”, “pode ser que”, “eu tenho quase certeza que” e focar nossos olhos e ouvidos nos FATOS

2-) EMPATIA: identificar os sentimentos e necessidades do outro envolvidas na situação

3-) AUTENTICIDADE: identificar os meus sentimentos e necessidades não atendidas nesta situação

4-) PEDIDO: expressar o que eu quero que a outra pessoa faça (ou deixe de fazer) de modo que as nossas necessidades sejam consideradas ou atendidas.

Geralmente iniciamos o pedido com a expressão: “Gostaria que você…”

… aumentasse a frequência de algo;

… diminuísse a frequência de algo;

… fizesse algo diferente do que faz agora;

… parasse de fazer algo da forma como faz agora.

Três requisitos para formular um bom pedido: Ação, clareza e especificidade.

Como sugestões para iniciar uma conversa consciente, além de seguir os passos acima, seriam:

1-) Deixar a postura defensiva aberta à escuta e ao diálogo, procurando ser flexível sempre;

2-) Cultivar o sentimento de esperança diante do diálogo e evitar o medo, criando assuntos velados;

3-) Ter como expectativa e intenção o ganha-ganha e não a imposição de minhas vontades;

4-) Procurar entender quais são os meus reais receios nesta conversa;

5-) Avaliar o quanto a pessoa e a relação importam e o que ganhamos levando adiante esta conversa e resolvendo a questão;

6-) Faça Pedidos e evite as Exigências. Pedidos que não incluem as necessidades dos outro são vistas como ordens, obrigações e exigências.

E citando uma frase de Marshall Rosenberg:

“Para praticar o processo de resolução de conflitos, devemos abandonar o objetivo de fazer com que as pessoas façam o que queremos.”

Desejamos ter plantado uma semente em cada participante, com a possibilidade de germinar em forma de melhores relacionamentos e conexões.

Vamos praticar? Se tiver dúvidas sobre o assunto, entre em contato. Será um prazer conversar conscientemente com você.

cnvcnv no ambiente de trabalhoCONFLITOSconversas conscientesgestão de relacionamentoNecessidadessentimentos
Criado por André Freitas
Criado em 24/11/2020
Post Anterior
Próximo Post

Novidades do Blog

Como você tem lidado com as Conversas Difíceis? 07/11/2024
Como Superar a Resistência à Mudança: Lições do Livro “Imunidade à Mudança” 27/09/2024
“Os 5 Desafios das Equipes” 10/09/2024
Inovação Dentro e Fora da Caixa 27/08/2024
Você sabe para que servem os inventários de personalidade??? 22/08/2024
O QUE SÃO SOFT SKILLS? 13/08/2024

Tags

aprendizado assertividade autoconhecimento autoempatia autossabotagem bem-estar carreira cnv cnv no ambiente de trabalho coaching coaching carreira comunicação Comunicação Consciente comunicação não violenta CONFLITOS covid19 desafios desenvolvimento dinâmicas de empatia emoções empatia empreendedorismo executive coaching felicidade flourishing gestãodeconflitos gratitude inteligênciaemocional inteligência positiva leveza liderança mindset Necessidades Necessidades Humanas Performance Psicologia Positiva Quadrados de Conversa relacionamento relacionamento profissional saudemental sentimentos soft skills treinamento vida vulnerabilidade
R. do Estilo Barroco, 295 - Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP, 04709-010

by TRENDit | © 2024 Todos os direitos reservados.