Como exercitar o músculo da Gratidão?

Estudar e praticar a Gratidão tem sido um grande aprendizado, por conta das diferenças e benefícios que nos proporciona. E como tudo que é bom e faz bem deve ser compartilhado, esse foi o tema de nosso último Quadrados de Conversa.
Do latim, Gratias = Favor e Gratus = Agradar. É uma forma de olharmos para a bondade, beleza de dar e receber, partilhar, ser gentil, generoso e poder retribuir as bençãos recebidas.
Gratidão é uma de nossas forças de caráter, identificadas pelo assessment VIA, que nos possibilita trazer à consciência aquilo que nos fortalece e nos sedimenta para viver todas as situações, inclusive basear as nossas escolhas.
Exercitar a gratidão é uma forma de mudarmos o nosso olhar e, assim, conseguimos mudar os nossos resultados.
Nós, muitas vezes, fomos treinados para olhar para “O QUE FALTA”, para a escassez. A falta de uma casa, de um carro, de um emprego, de uma vida melhor, de ter mais foco, de ser melhor nisso ou naquilo. E ao praticarmos a gratidão conseguimos diminuir o “mimimi”, reclamamos menos e valorizamos O QUE JÁ TEMOS, fortalecendo nosso olhar para as bençãos e oportunidades que a vida nos oferece.
Praticar a gratidão quando tudo vai bem é fácil, praticar na dor ou no desafio é quando temos a oportunidade de ressignificar nosso olhar, é de fato enxergarmos as oportunidades, aprendizados e crescimentos nestes momentos.
Exercitar a gratidão estimula as áreas do cérebro que geram prazer, alegria, amor e afeto, partindo de um exercício muito simples que pode ser feito diariamente.
Quem pratica a gratidão apresenta menos sintomas de doenças, evita sentimentos como inveja, rancor e ganância, demonstra melhoras em quadros de depressão, libera mais dopamina, melhora o sono, as relações, o sistema imunológico, reduz o estresse e aumenta a satisfação geral pela vida.
Como praticar?
Podemos fazer da Gratidão um exercício ativo, algumas práticas abaixo:
- Diário da gratidão: escrever todos os dias pelo menos 10 coisas pelas quais você é grato.
- 5 bençãos: para cada pensamento negativo escrever 5 positivos.
- Carta da Gratidão: escrever uma carta para alguém vivo dizendo a pessoa pelo que você é grato.
- Respiração da Gratidão: Fazer uma pausa durante o dia, respirar 5x e a cada respiração agradecer o presente que é estar vivo.
- Âncora: ter um objeto em que você irá ancorar a energia da gratidão e ao olhar para o objeto você pode agradecer (uma pedra, uma imagem, um objeto qualquer)
- Post it: escrever para alguém um recado pelo que você é grato.
O objetivo destes exercícios é praticar a musculatura da Gratidão e trazer à consciência o nosso maior presente que é a vida com todas as suas oportunidades.
E você, como pode fazer da Gratidão um hábito?
Compartilhe com a gente qual o seu ritual e exercício.