logo
  • Home
  • Produtos
  • Produtos
  • Sobre
  • Blog
  • Contato
  • Contato
Encontre aqui o que busca.

Faça sua busca em todo site

Encontre textos completos sobre o que busca entre dezenas de posts dos mais variados assuntos envolvendo psicologia e comunicação humanizada.

  • Autoconhecimento

Como anda a sua Motivação?

Esta pergunta foi o ponto focal de nosso encontro semanal e virtual, no Quadrados de Conversa, do último dia 20/05/2020.

Diante de um cenário de maior desafio e incertezas, como podemos desenvolver melhor nosso nível de motivação? Se o futuro é incerto, como consigo estabelecer metas e objetivos motivadores? Onde posso colocar meu foco de trabalho e energia para elevar meus níveis de motivação?

Para nos ajudar a entender melhor o assunto, buscamos, nos estudos da Teoria da Autodeterminação de Edward Deci e Richard Ryan, da Universidade de Rochester, conceitos e dicas que trazem maior consciência sobre este processo.

Autodeterminação é o ato de escolher e decidir por si e de iniciar ações por vontade própria.

E para elevarmos o nível de autodeterminação, podemos optar por metas e objetivos que atendam as seguintes necessidades:

1-) Autonomia (estar no controle de sua própria vida e em harmonia com seu propósito e valores);

2-) Competência (sentir-se capaz de lidar com os desafios com os recursos que dispõe);

3-) Relacionamento e Conexão (interagir, conectar-se e colaborar com os outros)

Quando melhor atendermos essas três necessidades, maior nossa autodeterminação, e dizemos que a motivação por esses objetivos são INTRÍNSECAS.

 Deci e Ryan fazem a distinção entre Motivação Intrínseca e Motivação Extrínseca, veja o quadro abaixo:

A motivação intrínseca está ligada aos fatores pessoais e psicológicos, internos ao ser. Buscamos recompensas na atividade em si e não no resultado da atividade, ou seja, tratamos o trabalho e outras funções (lazer, hobbies, esportes) com prazer, entendendo que estamos estimulando nosso autodesenvolvimento, crescimento, evolução e senso de contribuição

A motivação extrínseca, por outro lado, está ligada as recompensas derivadas das atividades, que são tangíveis e materiais. Não necessariamente entramos em flow ao realizá-las, mas desfrutamos (mesmo que temporariamente) dos resultados destas.

Dependendo do objetivo que traçarmos, vale avaliar qual a motivação por trás, para entender o quanto vale investir em energia por algo que pode ou não ser duradouro em termos de prazer e realização.

Para avaliar melhor o nível de motivação dos participantes, propusemos um exercício de auto coaching, pedindo que respondessem as seguintes perguntas:

1-) Quais são os seus principais objetivos / metas para os próximos 6 meses? (pessoais e profissionais) O que deseja alcançar, desenvolver, melhorar ou até parar de fazer (que esteja te incomodando)? Listar até 10 objetivos

2-) Quando você pensa nesses objetivos, a frase que vem à cabeça é…

3-) Como você se sente pensando nesses objetivos?

4-) A principal razão pela qual você persegue esses objetivos é…

5-) Que necessidades você busca atender com esses objetivos?

6-) Analisando tudo isso, suas motivações são mais intrínsecas ou extrínsecas?

7-) Como pode ressignificar as extrínsecas para que se aproximem de motivações intrínsecas, atendendo os 3 pilares da Autodeterminação?

Convidamos vocês a responderem as perguntas, analisarem suas respostas e compartilharem seus insights e planos de mudança. E se houver alguma dúvida, ficamos à disposição para ajudá-los!

Até o próximo encontro!!!

autoconhecimentocoachingflourishingMotivaçãoPositive Coaching
Criado por André Freitas
Criado em 22/05/2020
Post Anterior
Próximo Post

Novidades do Blog

Como você tem lidado com as Conversas Difíceis? 07/11/2024
Como Superar a Resistência à Mudança: Lições do Livro “Imunidade à Mudança” 27/09/2024
“Os 5 Desafios das Equipes” 10/09/2024
Inovação Dentro e Fora da Caixa 27/08/2024
Você sabe para que servem os inventários de personalidade??? 22/08/2024
O QUE SÃO SOFT SKILLS? 13/08/2024

Tags

aprendizado assertividade autoconhecimento autoempatia autossabotagem bem-estar carreira cnv cnv no ambiente de trabalho coaching coaching carreira comunicação Comunicação Consciente comunicação não violenta CONFLITOS covid19 desafios desenvolvimento dinâmicas de empatia emoções empatia empreendedorismo executive coaching felicidade flourishing gestãodeconflitos gratitude inteligênciaemocional inteligência positiva leveza liderança mindset Necessidades Necessidades Humanas Performance Psicologia Positiva Quadrados de Conversa relacionamento relacionamento profissional saudemental sentimentos soft skills treinamento vida vulnerabilidade
R. do Estilo Barroco, 295 - Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP, 04709-010

by TRENDit | © 2024 Todos os direitos reservados.