Auto Responsabilidade na gestão dos Relacionamentos
Esse foi o tema do Quadrados de Conversa desta semana.
A Auto Responsabilidade é a capacidade ou a competência de assumir a responsabilidade para as situações que acontecem em sua vida. É quando você se dá conta do seu papel, entende o que funciona e o que não funciona das suas ações e decide o que quer mudar e por quê.
Pode ser que você escolha ficar no mesmo lugar, ou responsabilizar o outro por algo que não deu certo. Eu digo que nesse caso é quando nós damos o controle remoto da nossa vida na mão do outro. E o que acontece? Ficamos frustrados.
Para isso precisamos trazer consciência do que estamos sentindo, fazendo, pensando e agindo e que isso muitas vezes vem carregado de julgamentos e PRÉ conceitos, nos impossibilitando de ver a verdade, os fatos, e assim ficamos somente com as nossas verdades, o nosso olhar.
Estando numa relação, independente de qual seja, namoro, casamento, amizade, sociedade, trabalho, colegas precisamos trazer para consciência, e as vezes mudar o olhar, ser Auto Responsável para aquilo que cabe a você.
Pode ser que nesse caminho você descubra o que é seu e o que é do outro, com isso consiga separar e mudar o olhar.
Pode ser que você:
– Encontre uma solução para um conflito ou uma colisão.
– Melhore o impacto que você gera no outro.
– Perceba o quanto você tem dificultado a vida do outro.
Muitas vezes dificultamos a vida do outro por uma questão de julgamento, de um olhar só para si mesmo, de achar que o outro fez isso por isso ou por aquilo.
Somos ensinados a julgar, insultar e criticar as ações do outro e nos comunicarmos de forma que nos distancia uns dos outros. Por conta disso não conseguimos encontrar soluções para os conflitos. Entramos na disputa para ver quem está certo.
Lembrando que, todo mundo faz algo sempre com uma boa intenção, pode ser que essa boa intenção não atenda a minha necessidade e é, neste momento, que os conflitos acontecem.
“Não podemos viver somente para nós mesmos. Mil fibras nos conectam a nossos semelhantes; e ao longo dessas fibras, como fios solidários, nossas ações correm como causas e retornam a nós como efeitos.” Herman Melville.
Relacionamentos não são estáticos eles mudam a todo instante. O importante é conseguir trazer consciência das suas necessidades nas relações. A partir do momento que você reflete sobre as relações a mudança começa a acontecer e trazer consciência sobre o seu julgamento ou preconceito sobre o outro potencializa ações para resolver os conflitos.
E você quer viver em conflito ou prefere se auto responsabilizar nas suas relações?