O Inventário de Personalidade é uma ferramenta psicológica usada para avaliar e compreender os traços, características e padrões comportamentais de um indivíduo.
Essa ferramenta busca fornecer insights sobre a maneira como uma pessoa pensa, sente e se comporta em diversas situações. Elas são usadas em contextos clínicos, educacionais e organizacionais para uma variedade de propósitos, como aconselhamento, seleção de emprego, orientação profissional, desenvolvimento pessoal e pesquisa psicológica.
Alguns inventários são baseados em teorias psicológicas, como os modelos dos cinco grandes fatores (Big Five), que avaliam dimensões como extroversão, amabilidade, conscienciosidade, estabilidade emocional e abertura para a experiência.
Quais são eles?
Aspecto | Facet5 | DISC | MBTI | Eneagrama |
Base Teórica | Big Five (Cinco Grandes Fatores de Personalidade) | Teoria dos Quatro Temperamentos | Tipos Psicológicos de Carl Jung | Tradições espirituais e psicológicas antigas |
Dimensões | 5 dimensões: Abertura, Conscienciosidade, Extroversão, Amabilidade, Neuroticismo | 4 dimensões: Dominância, Influência, Estabilidade, Conformidade | 4 pares de preferências: Extroversão/Introversão, Sensação/Intuição, Pensamento/Sentimento, Julgamento/Percepção | 9 tipos de personalidade, cada um com suas motivações, medos e comportamentos |
Aplicação | Principalmente em ambientes de trabalho e desenvolvimento organizacional | Comunicação, trabalho em equipe, liderança | Desenvolvimento pessoal e profissional, orientação de carreira | Desenvolvimento pessoal, autoconhecimento, crescimento espiritual |
Formato | Questionário online com feedback detalhado | Questionário com gráficos de perfil | Questionário com 16 tipos de personalidade | Questionário com 9 tipos de personalidade |
Re-testabilidade | Alta | Moderada | Moderada (60-79%) | Variável, dependendo do instrumento utilizado |
Foco | Traços de personalidade | Comportamentos observáveis | Tipos de personalidade | Motivações internas e padrões de comportamento |
- Abaixo iremos listar os 4 inventários mais utilizados nas empresas.
Facet5 (teoria Big Five) – O Facet5 é uma medida de personalidade movida por uma paixão pelo desenvolvimento. Serve para indivíduos, equipes, líderes e empresas para concretizar todo o seu potencial.
O Facet5 fornece aos indivíduos conhecimentos intuitivos, mas ricos, que podem ser aplicados imediatamente e melhorados ao longo do tempo, levando a um impacto positivo no desenvolvimento.
1. Determinação
A Determinação indica como você constrói seus posicionamentos, o quanto você defende seus pontos de vista e tende a agir a partir de suas próprias ideias. Dependendo do resultado, indica pessoas com mais tendência à velocidade de posicionamentos e tomada de decisão ou à busca de entendimento de todos os aspectos e pessoas envolvidos numa situação para, então, posicionar-se.
2. Energia
Quem tem um alto score nesse quesito costuma contagiar as outras pessoas com seu entusiasmo. Por isso, este perfil tem traços sociáveis, divertidos e otimistas.
Por outro lado, quem é menos enérgico funciona bem em contextos em que é necessário aprofundar análises e dedicar mais tempo à reflexão do que à ação.
3. Afetividade
Quem tem este fator com resultado acima da média ou alto tem tendência a colocar as pessoas e as relações como ponto importante na sua forma lidar com as demandas do dia a dia. Já quem tem resultado abaixo da média ou baixo tende a ser pessoas mais práticas e pragmáticas, com foco nos objetivos a serem atingidos.
4. Controle
A palavra já diz tudo. Este fator mapeia o quanto você tem tendência a estruturar processos, planejar e executar suas atividades de uma forma metódica ou a buscar entender e responder às situações à medida que elas acontecem, de um jeito mais espontâneo e criativo.
5. Emocionalidade
A emocionalidade mostra como reagimos emocionalmente ao que acontece: podemos ser mais ou menos impactados. Quem tem a emocionalidade alta é mais influenciado pelos acontecimentos e com isso pode oscilar em humor mais facilmente do que quem tem uma pontuação mais baixa. Este fator é um potencializador dos outros que foram citados anteriormente.
Em conjunto, esses 5 fatores de personalidade ilustram quais são seus fundamentos como indivíduo. E, todos nós, “operamos” a partir deles. O resultado que obtemos indica como vivenciamos cada um desses fatores.
– DISC – O teste DISC é uma ferramenta de avaliação psicológica que ajuda a obter insights sobre o comportamento humano.
É amplamente utilizado pelas organizações para entender quais são as características de cada colaborador. A partir disso é possível saber como eles se comportam e se relacionam frente a diversas situações.
O teste foi criado pelo Ph.D. em psicologiaWilliam Moulton Marston, e classifica o comportamento das pessoas em relação a um ambiente ou situação. Em outras palavras, busca compreender o perfil comportamental de cada um.
Segundo a metodologia DISC, existem quatro perfis (D, I, S e C) que são:
- Dominance – Dominância
- Influence – Influência
- Steadiness – Estabilidade
- Conscientiousness – Conformidade
– MBTI – o MBTI é um teste de personalidade que indica 16 tipos de personalidades diferentes. Foi desenvolvido pelas professoas Isabel Briggs Myers e Katharine Briggs a partir de conceitos do Psiquiatra Carl Gustav Jung.
A sigla significa Indicador Tipológico de Myers-Briggs. O MBTI permite identificar os 16 tipos de personalidade a partir dos polos opostos sobre quatro eixos precedentes.
Veja abaixo alguns exemplos:
- ISTJ – Introversão + Sensibilidade + Pensamento + Julgamento: São colaboradores metódicos, práticos e apegados ao que já funciona, de difícil aceitação de mudanças.
- ESFP – Extroversão + Sensibilidade + Sentimento + Discernimento: São amigáveis, brincalhões e cheios de energia. Animam o resto da equipe e trazem bom clima.
- ENFJ – Extroversão + Intuição + Sentimento + Julgamento: São sociáveis e carismáticos e costumam atrair a atenção dos demais. Geralmente associados com liderança.
- INTP – Introversão + Intuição + Pensamento + Discernimento: São mais racionais, curiosos e têm uma característica de renderem mais quando estão trabalhando sozinhos.
Esses são apenas quatro dos 16 perfis que podem ser encontrados ao realizar um teste MBTI. Trata-se de uma avaliação realizada para medir as preferências psicológicas na forma como as pessoas percebem o mundo e tomam decisões. O teste consiste em uma série de perguntas e respostas que podem determinar que tipo de personalidade cada um tem.
O MBTI é comumente usado em ambientes corporativos, incluindo situações como
- Desenvolvimento de liderança;
- Formação de equipes;
- Seleção de candidatos a vagas de emprego;
- Escolha da carreira;
Eneagrama – O eneagrama é um sistema que permite a compreensão um pouco mais aprofundada das motivações por trás das ações humanas, a partir de nove tipos de personalidade, cada um com características específicas.
Alguns conceitos dessa técnica existem desde a antiguidade, com pensadores como Pitágoras e Platão. Porém, nos anos 1950, o boliviano Oscar Ichazo estudou o eneagrama e associou as nove pontas da figura aos atributos que refletem a natureza humana, criando o sistema que conhecemos hoje.
Quais São os 9 Perfis Comportamentais e os Tipos de Eneagrama?
A partir de um teste aplicado por profissionais, o método permite a descoberta do seu tipo de personalidade. Cada um tem um vício emocional principal e uma virtude que precisa ser desenvolvida para alcançar um desenvolvimento pessoal maior, neutralizando a força dos aspectos negativos do seu perfil.
Vamos explorar cada um dos nove tipos de eneagrama:
Tipo 01 – Perfeccionista – tipo 1 eneagrama
- Vício emocional: Raiva
- Virtude a desenvolver: Serenidade
- Características positivas: Determinado, prático e responsável
- Características negativas: Teimoso, hostil e irritado
- Aplicações: Pessoas com esse perfil têm um senso prático aflorado e são centradas no agir. No mundo do trabalho, são bons com finanças e organização.
Tipo 02 – Prestativo – tipo 2 eneagrama
- Vício emocional: Orgulho
- Virtude a desenvolver: Humildade
- Características positivas: Envolvente, carismático e disposto
- Características negativas: Apegado, incriminador e prepotente
- Aplicações: É mais centrado na emoção e sabe como conseguir o que quer dos outros. Ideal para funções de RH e outras tarefas que envolvam o relacionamento com pessoas.
Tipo 03 – Bem-sucedido – tipo 3 eneagrama
- Vício emocional: Vaidade
- Virtude a desenvolver: Sinceridade
- Características positivas: Focado, motivador e flexível
- Características negativas: Frenético, manipulador e com baixa autoestima
- Aplicações: Visa o reconhecimento e o sucesso como um meio de conquistar valor próprio. Se dão bem em vendas, administração, consultoria e advocacia.
Tipo 04 – Romântico – tipo 4 eneagrama
- Vício emocional: Inveja
- Virtude a desenvolver: Equanimidade
- Características positivas: Criativo, sensível e detalhista
- Características negativas: Crítico, deprimido e trágico
- Aplicações: Sensíveis e emocionalmente instáveis, estão ligados às áreas artísticas, criativas e que envolvem os sentimentos, como decoração, moda, psicologia e comunicação.
Tipo 05 – Observador – tipo 5 eneagrama
- Vício emocional: Avareza
- Virtude a desenvolver: Desapego da mente
- Características positivas: Ponderado, especialista e analítico
- Características negativas: Distante, calculista e frio
- Aplicações: Focam na mente e no conhecimento. São ótimos com planejamento, engenharias, pesquisa e informática.
Tipo 06 – Questionador – tipo 6 eneagrama
- Vício emocional: Medo
- Virtude a desenvolver: Coragem
- Características positivas: Leal, coerente e voltado para a equipe
- Características negativas: Moralista, rígido e apegado
- Aplicações: Buscam o controle e são desconfiados. Estão sempre em estado de alerta, geralmente encontrados na gestão.
Tipo 07 – Sonhador– tipo 7 eneagrama
- Vício emocional: Gula
- Virtude a desenvolver: Sobriedade
- Características positivas: Otimista, improvisador e bem-humorado
- Características negativas: Fantasioso, utópico e alienado
- Aplicações: Têm agilidade mental para lidar com diversas informações. São ótimos com marketing, vendas e negociações.
Tipo 08 – Confrontador – tipo 8 eneagrama
- Vício emocional: Luxúria
- Virtude a desenvolver: Inocência
- Características positivas: Realizador, objetivo e assertivo
- Características negativas: Intolerante, vingativo e agressivo
- Aplicações: Facilidades em liderar e priorizar a execução da tarefa. Geralmente ligados a funções de liderança.
Tipo 09 – Preservacionista – tipo 9 eneagrama
- Vício emocional: Indolência
- Virtude a desenvolver: Praticar a ação correta
- Características positivas: Flexível, mediador e calmo
- Características negativas: Apático, sem senso de direção e inseguro
- Aplicações: Foco no bem comum e facilidade em se adaptar. Podem estar presentes em várias áreas profissionais, especialmente administrativas e de atendimento.
Até breve!!!