logo
  • Home
  • Produtos
  • Produtos
  • Sobre
  • Blog
  • Contato
  • Contato
Encontre aqui o que busca.

Faça sua busca em todo site

Encontre textos completos sobre o que busca entre dezenas de posts dos mais variados assuntos envolvendo psicologia e comunicação humanizada.

  • Psicologia Positiva

Você está florescendo?

Para falar de Flourishing temos que abordar os conceitos de Bem-Estar.

Segundo a Psicologia Positiva o bem-estar é um estado em que a pessoa se sente confortável, em contentamento e encontrar-se em uma situação agradável de corpo e espírito.

Podemos mensurar o bem-estar?

Claro que sim! Há duas formas de olharmos para o Bem-Estar:

– O objetivo, que está conectado com as necessidades básicas (alimentação, segurança, saúde entre outros) e…

– O subjetivo, que é de dentro para fora, e avaliamos dentro de padrões que estabelecemos ser bom para nós mesmos.

Pessoas felizes são pessoas mais saudáveis, mais produtivas e mais resilientes, que conseguem lidar de uma forma mais estratégica em momentos desafiadores como este momento de pandemia.

Percebo que é importante identificarmos como lidamos com nosso bem-estar para podermos fazer escolhas mais estratégicas e saudáveis no nosso dia-a-dia.

Fredrikson e Losada em 2005 escreveram sobre o Índice de Positividade: “Devemos investir no mínimo em 3 experiências ou afirmações positivas para uma negativa e, no máximo, 11 experiências ou afirmações positivas para uma negativa.”  Com isso começamos a mensurar as nossas experiências e pensamentos.

O Flourishing é um conceito da Psicologia Positiva que amplia o nosso olhar para “viver em um nível otimizado de funcionamento humano, que estimula o crescimento, o bem-estar e a realização.” Os pioneiros que estudaram e pesquisaram o tema foram Barbara Fredrickson, Corey Keyes e Martin Seligman.

Eles definiram o estado do indivíduo em Flourishing em que podemos nutrir as nossas emoções positivas em relação a vida, conhecemos e utilizamos o nosso potencial, atingimos os objetivos imbuídos de propósito, exploramos mais, utilizamos a criatividade e uso da intuição, fazemos mais construções de conexões sociais, usamos estratégias inteligentes para lidar com diferentes situações e desenvolvemos uma base de conhecimento conectado ao ambiente que nos cerca.

O florescimento requer mais que o bem-estar psicológico. Requer desafios e atividades sociais como:

  • Coerência social: ver a sociedade como algo compreensível e dotado de significados.
  • Realização social: acreditar que a sociedade possui potencial para crescimento.
  • Integração social: sentir que pertence à sua comunidade e que é aceito por ela.
  • Aceitação social: aceitar muitas partes, ou a maior parte delas, da sociedade.
  • Contribuição social: ver a si mesmo como alguém capaz de contribuir para uma sociedade melhor.

Quando florescemos, duas necessidades aparecem fortemente: a de crescimento e a de contribuição que, segundo Anthony Robbins, são necessidades humanas da ALMA.

Martin Seligman criou o Acrônimo PERMA para destacar a base do desenvolvimento humano positivo e com a possibilidade de refletirmos sobre como estamos vivenciando cada aspecto específico do Flourishing:

  • P: Positive emotions ou Emoções Positivas: Que atividades eu tenho desempenhado que me geram diversão e alegria?
  • E: Engagement ou engajamento: O que estou fazendo hoje (profissionalmente e pessoalmente) que me proporciona um equilíbrio perfeito entre talento e desafio?
  • R: Relationships/Social Connections ou relacionamentos positivos e conexões Sociais: O quanto estou conseguindo cultivar e valorizar relacionamentos e conexões que me agreguem e me desafiem a evoluir todos os dias?
  • M: Meaning and Purpose ou significado e propósito: O que eu estou colocando em prática que tenha um significado maior que eu mesmo? Que legado estou deixando? No que estou contribuindo genuinamente pelo outro ou pela sociedade?
  • A: Accomplishment ou realização: O quanto me sinto capaz de atingir os meus objetivos estabelecidos? O quanto me sinto limitado em realizá-los?

Sim, podemos usar estratégia para ter uma vida mais Feliz, Saudável e Florescida. O primeiro passo é trazer consciência sobre nós e, só assim, conseguimos iniciar algumas mudanças.

E você, como está em relação a sua vida?

autoconhecimentobem-estarcoachingfelicidadeflourishingNecessidades HumanaspontencialPsicologia Positivaresiliência
Criado por Gomér Gonzaga
Criado em 07/05/2020
Post Anterior
Próximo Post
Escrito por Gomér Gonzaga
Apaixonada por pessoas e pelo comportamento humano. Uma aprendiz do mundo em constante evolução e transformação. Inspiradora e facilitadora de processos de autoconhecimento, conectando presença para uma vida com mais sentido. Empreendedora / Psicóloga / Professora /Coach / Mentora

Novidades do Blog

Como você tem lidado com as Conversas Difíceis? 07/11/2024
Como Superar a Resistência à Mudança: Lições do Livro “Imunidade à Mudança” 27/09/2024
“Os 5 Desafios das Equipes” 10/09/2024
Inovação Dentro e Fora da Caixa 27/08/2024
Você sabe para que servem os inventários de personalidade??? 22/08/2024
O QUE SÃO SOFT SKILLS? 13/08/2024

Tags

aprendizado assertividade autoconhecimento autoempatia autossabotagem bem-estar carreira cnv cnv no ambiente de trabalho coaching coaching carreira comunicação Comunicação Consciente comunicação não violenta CONFLITOS covid19 desafios desenvolvimento dinâmicas de empatia emoções empatia empreendedorismo executive coaching felicidade flourishing gestãodeconflitos gratitude inteligênciaemocional inteligência positiva leveza liderança mindset Necessidades Necessidades Humanas Performance Psicologia Positiva Quadrados de Conversa relacionamento relacionamento profissional saudemental sentimentos soft skills treinamento vida vulnerabilidade
R. do Estilo Barroco, 295 - Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP, 04709-010

by TRENDit | © 2024 Todos os direitos reservados.