Quais estratégias você usa para gerenciar conflitos?
Como você se relaciona com as pessoas em geral?
E nas situações de conflito, qual a sua postura mais comum?
O que você faz se alguém discorda de você?
Como você procede se todo mundo acredita que você está errado?
Como você garante o consenso ou o acordo?
O conflito surge quando divergimos uma opinião, quando temos modos diferentes de pensar ou alguma necessidade pessoal não é atendida.
Gerenciar o conflito geralmente é um grande desafio e, se perdemos o controle, ele pode ser destrutivo. Se a gestão é inconsciente, automática e reativa, os conflitos tendem à hostilidade, ironia, sabotagem, falta de cooperação, queda de performance ou produtividade. Quando geridos conscientemente, estrategicamente, os conflitos podem se tornar um estímulo a criatividade, inovação e mudança.
Por isso é muito importante discutir os dois aspectos do conflito: as oportunidades e os riscos.
Desenvolvido por Ralph Kilmann e Kenneth Thomas, o Thomas-Kilmann Conflict Mode Instrument tem sido utilizado para ter clareza dos estilos ou estratégias para lidar com os conflitos. O segredo é saber alternar os estilos, identificando as situações para as quais o uso de cada um é mais apropriado.
Após entender nossos padrões atuais, podemos refletir também com as seguintes perguntas:
Na maioria das vezes, qual dessas estratégias eu adoto para lidar com os conflitos? Qual é o meu padrão no trabalho? É o mesmo padrão na minha vida pessoal?
Quais os resultados de adotar estas estratégias? O que eu ganho e o que eu perco?
Quem usualmente está envolvido no conflito?
Se eu pudesse escolher uma outra estratégia para lidar melhor com os conflitos, qual seria?
Quais serão os ganhos pessoais e profissionais adotando esta nova postura?
Lembrando que alguns conflitos não são possíveis de serem trabalhados, não valem o esforço, então é melhor evita-los.
Um plano de ação, um monitoramento e uma prática de feedback, pode assegurar que as habilidades estejam funcionando.
Algumas dicas para evitar conflitos futuros:
- Estabelecer consensos prévios
- Esclarecer papeis e as expectativas
- Esclarecer e comunicar os sentimentos e necessidades, aprendendo a fazer pedidos
- Compartilhar informações
- Encorajar a comunicação aberta
- Escutar sem julgamentos
- Reuniões de Brainstorming
- Colocar as ideias em práticas, mudar processos.
E você, leitor, o que pode ter aprendido lendo e respondendo estas perguntas? Compartilhe com a gente as suas reflexões.