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Quais estratégias você usa para gerenciar conflitos?

gestãodeconflitos

Como você se relaciona com as pessoas em geral?  

E nas situações de conflito, qual a sua postura mais comum?

O que você faz se alguém discorda de você?

Como você procede se todo mundo acredita que você está errado?

Como você garante o consenso ou o acordo?

O conflito surge quando divergimos uma opinião, quando temos modos diferentes de pensar ou alguma necessidade pessoal não é atendida.

Gerenciar o conflito geralmente é um grande desafio e, se perdemos o controle, ele pode ser destrutivo. Se a gestão é inconsciente, automática e reativa, os conflitos tendem à hostilidade, ironia, sabotagem, falta de cooperação, queda de performance ou produtividade. Quando geridos conscientemente, estrategicamente, os conflitos podem se tornar um estímulo a criatividade, inovação e mudança.

Por isso é muito importante discutir os dois aspectos do conflito: as oportunidades e os riscos.

Desenvolvido por Ralph Kilmann e Kenneth Thomas, o Thomas-Kilmann Conflict Mode Instrument tem sido utilizado para ter clareza dos estilos ou estratégias para lidar com os conflitos. O segredo é saber alternar os estilos, identificando as situações para as quais o uso de cada um é mais apropriado.

Uma imagem contendo Linha do tempo

Descrição gerada automaticamente
estratégias para gerenciar conflitos – executive coaching – SBC

Após entender nossos padrões atuais, podemos refletir também com as seguintes perguntas:

Na maioria das vezes, qual dessas estratégias eu adoto para lidar com os conflitos? Qual é o meu padrão no trabalho? É o mesmo padrão na minha vida pessoal?

Quais os resultados de adotar estas estratégias? O que eu ganho e o que eu perco?

Quem usualmente está envolvido no conflito?

Se eu pudesse escolher uma outra estratégia para lidar melhor com os conflitos, qual seria?

Quais serão os ganhos pessoais e profissionais adotando esta nova postura?

Lembrando que alguns conflitos não são possíveis de serem trabalhados, não valem o esforço, então é melhor evita-los.

Um plano de ação, um monitoramento e uma prática de feedback, pode assegurar que as habilidades estejam funcionando.

Algumas dicas para evitar conflitos futuros:

  • Estabelecer consensos prévios
  • Esclarecer papeis e as expectativas
  • Esclarecer e comunicar os sentimentos e necessidades, aprendendo a fazer pedidos
  • Compartilhar informações
  • Encorajar a comunicação aberta
  • Escutar sem julgamentos
  • Reuniões de Brainstorming
  • Colocar as ideias em práticas, mudar processos.

E você, leitor, o que pode ter aprendido lendo e respondendo estas perguntas? Compartilhe com a gente as suas reflexões.

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Criado por Gomér Gonzaga
Criado em 19/10/2020
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Escrito por Gomér Gonzaga
Apaixonada por pessoas e pelo comportamento humano. Uma aprendiz do mundo em constante evolução e transformação. Inspiradora e facilitadora de processos de autoconhecimento, conectando presença para uma vida com mais sentido. Empreendedora / Psicóloga / Professora /Coach / Mentora

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