Gratitude

Vamos Praticar a Escutatória?

“Deus é isto: a beleza que se ouve no silêncio. Daí a importância de saber ouvir os outros: a beleza mora lá também. Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto.”

Rubens Alves

Com essa referência inspiradora, iniciamos nosso Quadrados de Conversa, no último dia 29 de abril, convidando os participantes à uma jornada pela Escutatória.

Há várias formas de abordar a Escuta (Ativa, Assertiva, Consciente) e neste encontro estimulamos os participantes à prática e reflexão em dois níveis:

EU-COMIGO

Neste nível, vale o exercício de monitoramento, para conferir que tipo de histórias, certezas e incertezas estão ocupando nossas mentes e refletindo no nosso humor e estado de espírito. Trazer objetividade e focar em fatos pode transformar algo pesado em leveza, sair da interpretação e focar na realidade, na razão. Algumas sugestões de perguntas para auto análise:

  1. Que pensamentos estão presentes e ocupando minha cabeça ultimamente.
  2. Em que estou colocando mais foco?
  3. O que eu estou falando para mim mesmo diante dos desafios?
  4. Será que há autocrítica ou auto julgamento em meus pensamentos?
  5. Que histórias eu posso estar contando para mim que não condizem à realidade?

EU-CONTIGO

Neste nível podemos receber uma mensagem de duas formas: incluindo o outro no processo de comunicação ou incluir no processo somente os meus critérios, interpretações e julgamentos.

Para que a conexão e comunicação sejam eficientes, é preciso que o receptor da mensagem assuma uma posição de não julgamento (observação) e presença (focado exclusivamente no discurso, sentimentos, necessidades e intenções do outro).

Individualmente ou coletivamente, há a possibilidade de:

  1. Parafrasear, repetindo ou resumindo aquilo que está ouvindo ou pensando internamente. Uma excelente estratégia para verificar a clareza da mensagem recebida, além de uma oportunidade para o emissor se reconhecer na voz do outro.
  2. Formular perguntas poderosas (para si e para o outro), que ampliem a consciência, estimulem a percepção do discurso, problema ou conflito e impacte positivamente o emissor inicial.

Infelizmente não fomos educados dentro deste processo de comunicação, por isso sugerimos a prática diária para chegar à excelência e melhor conexão e entendimento entre todos.

Estar consciente neste processo é o passo inicial para nossa evolução.

Vamos praticar? Conta pra gente como está sendo esta experiência!

(E não deixe de participar do próximo Quadrados de Conversa)