As emoções nos contam mensagens, será que escutamos essas mensagens? E o que fazemos com elas? Usamos a nosso favor? Ou deixamos elas tomarem conta?
Neste texto irei trazer uma abordagem do Anthony Robbins sobre as emoções, as que geram um movimento de ação e também aquelas que podemos usar como poder.
As emoções de ação são:
Desconforto: Cria uma sensação inoportuna de que as coisas não estão bem.
Mensagem: Tédio, impaciência, apreensão, aflição ou um embaraço brando transmitem a mensagem de que algo não está muito certo.
Solução: Defina o que você quer. Aprimore suas ações, experimente um enfoque diferente. Quando temos a expectativa de dor, em particular em níveis intensos, começamos a desenvolver o Sinal de Ação de Medo.
Medo: As emoções de medo incluem tudo, dos níveis mais baixos de preocupação e apreensão à preocupação intensa, ansiedade, pavor e até mesmo terror.
Mensagem: O medo é simplesmente a mensagem de que é preciso se preparar para algo que vai acontecer em breve.
Solução: análise aquilo que sente medo e avalie o que deve fazer para se preparar mentalmente. Calcule que ações precisa efetuar para lidar com a situação da melhor maneira possível. Se não olharmos para o medo, cairemos automaticamente na mágoa.
Mágoa: Os sentimentos de mágoa geralmente são gerados por um senso de perda.
Mensagem: A mensagem que o sinal de mágoa nos transmite é a de que temos uma expectativa que não foi correspondida. Geralmente acontece quando esperamos que alguém cumpra sua palavra e isso não acontece. E ai sente uma perda de confiança e intimidade. E isso gera a mágoa.
Solução: Compreenda que na realidade você pode não ter perdido coisa alguma. Talvez o que precise perder seja a falsa percepção de que essa pessoa esta tentando feri-la ou magoa-la. Tire um momento para reavaliar a situação. Houve mesmo uma perda aqui? Ou estou julgando a situação de forma precipitada e com excessivo rigor?
Outra forma é comunicar a pessoa envolvida de uma forma mais estratégica falando dos seus sentimentos, necessidades e qual pedido você gostaria de fazer a pessoa. Se a mágoa não for resolvida, muitas vezes é ampliada, e se transforma em Raiva.
Raiva: As emoções de raiva incluem tudo, da irritação ligeira á raiva propriamente dita, ressentimento e fúria.
Mensagem: a mensagem de raiva é a de que uma norma ou um padrão importante que você sustentou por toda a vida foi violado por alguém, ou talvez até mesmo por você.
Solução: Compreender que pode ter interpretado de forma equivocada a situação, que sua raiva por aquela pessoa ter violado suas normas pode ser baseada no fato de que ela não sabia o que é mais importante para você.
Compreender que mesmo que uma pessoa viole um dos seus padrões, suas normas não são necessariamente as normas certas, apesar de todo o seu forte sentimento a respeito.
Fazer para si mesmo uma pergunta fortalecedora, como “a longo prazo, é verdade que essa pessoa realmente se importa comigo?” interrompa a raiva ao se perguntar: O que posso aprender com isso? Como posso comunicar a importância desses padrões que mantenho á pessoa, de uma forma que a leve a querer me ajudar e não voltar a violar meus padrões no futuro? Para muitas pessoas, a raiva sistemática, ou o fracasso em corresponder às suas próprias normas e padrões levam á frustração.
Frustração: Ela aparece no momento que nos encontramos cercados por bloqueios em nossas vidas, quando enviamos um esforço incessante mas não recebemos recompensas, tendemos a sentir a emoção de frustração.
Mensagem: Geralmente é um sinal animador. Significa que seu cérebro acredita que poderia estar se saindo melhor do que no momento. A frustração é diferente do desapontamento, que é um sentimento que você quer mais nunca vai alcançar. A frustração, ao contrário, é um sinal bastante positivo. É um sinal para você ser mais flexível.
Solução: Compreenda que a frustração é sua amiga, e procure novos meios de obter resultado. Como você pode tornar flexível? Obtenha algumas informações sobre a maneira como lidar com a situação. Encontre um modelo, alguém que tenha encontrado um meio de alcançar o que você deseja. Peça informações a essa pessoa sobre o modo mais eficaz de produzir o resultado que você deseja.
Torne-se fascinado pelo que você pode aprender para ajudá-lo a controlar esse desafio, não apenas hoje, mas também no futuro, de uma maneira que consuma bem pouco tempo ou energia e crie alegria. Mais devastadora que a frustração é a emoção de Desapontamento.
Desapontamento : O desapontamento pode ser uma emoção bastante destrutiva, se você não lidar com ela o mais depressa possível.
Mensagem: A expectativa que você tinha não vai acontecer. Importante mudar as expectativas para torna-las mais apropriadas a situação e iniciar uma ação para alcançar de imediato um novo objetivo.
Solução: Determinar algo que você pode aprender com essa situação, a fim de ajuda-lo no futuro a alcançar a própria coisa que você procurava em primeiro lugar. Fixar um novo objetivo, algo mais inspirador, algo que possa progredir imediatamente. Compreender que seu julgamento pode ser prematuro. Pensar que uma situação ainda não acabou e desenvolver paciência. Cultive uma atitude de expectativa positiva sobre o que acontecerá no futuro. O supremo desapontamento que podemos experimentar quase sem pre se expressa como a emoção de Culpa.
Culpa: Este é o sentimento que mais evitamos na vida, junto com arrependimento e remorso.
Mensagem: A Culpa conta que violamos um dos nossos padrões mais elevados e que é necessário fazer algo imediato para não violar este valor novamente. A Culpa é uma alavanca para mudarmos um comportamento.
Solução: Reconheça que você violou mesmo um padrão crítico que defende para si mesmo. Assuma o compromisso absoluto de que esse comportamento não tornara a ocorrer no futuro. Ensaie em sua mente como, se tiver de viver tudo de novo, poderia lidar com a mesma situação pela qual se sente culpado, de uma maneira coerente com seus padrões pessoais mais elevados. As vezes as pessoas conseguem derrotar a si mesmo mental e emocionalmente porque deixam de corresponder aos padrões fixados. Com isso experimentam a Inadequação.
Inadequação: Este sentimento aparece sempre que não conseguimos fazer alguma coisa que deveríamos fazer.
Mensagem: Você não possui no momento um nível de habilidade necessária para a tarefa pertinente. Está dizendo que precisa de mais informação, compreensão, estratégias, instrumentos ou confiança.
Solução: Pergunte a si mesmo: é de fato uma emoção apropriada para eu sentir nessa situação? Sou mesmo inadequado? Ou tenho de mudar a maneira como percebo as coisas? Lembre-se que você não é perfeito, e aprecie o estímulo para melhorar. Encontre um modelo, alguém que seja eficaz na área em que você se sente inadequado, e obtenha algum treinamento. Transforme em aprendizado. Quando começamos a sentir que os problemas são permanentes ou difusos, ou que temos mais coisas com que lidar do que podemos imaginar, tendemos a sucumbir as emoções de Sobrecarga ou Sufoco.
Sobrecarga e Sufoco: O pesar acontece quando você sente que não há nenhum significado fortalecedor para algo que ocorreu, ou que na vida sofra o impacto negativo das pessoas, eventos ou forças além de seu controle.
Mensagem: Você precisa reavaliar o que é mais importante para você nessa situação. Você se sente sobrecarregado quando faz muitas coisas ao mesmo tempo. O sentimento de estar sobrecarregado ou sufocado perturba e destrói mais as vidas das pessoas do que qualquer outra emoção isolada.
Solução: Você deve imediatamente desenvolver um senso de controle sobre a sua vida. Para fazer isso basta:
– Decidir, entre todas as coisas com que lida em sua vida, qual é a mais importante para focalizar.
– Agora, escreva todas as coisas que são importantes para você realizar, e determine uma ordem de prioridade. O simples fato de pô-las no papel lhe permitirá começar a experimentar um senso de controle sobre o que está acontecendo.
– Ataque a primeira coisa em sua lista e continue a agir até dominá-la.
– Quando sentir que é oportuno se desligar de uma emoção sufocante como o pesar, passe a focalizar o que pode controlar e compreenda que deve haver algum significado fortalecedor em tudo aquilo, mesmo que ainda não possa percebê-lo.
É bem provável que a emoção que as pessoas mais temem, no entanto, seja aquele sentimento de isolamento, conhecido como Solidão.
Solidão: Qualquer coisa que nos faça sentir sozinhos, apartados ou separados dos outros, pertence a esse sentimento.
Mensagem: Você precisa de uma ligação com as pessoas.
Solução: A solução para a solidão é compreender que você pode se projetar e estabelecer uma ligação imediatamente, acabando com a solidão. Há pessoas interessadas em toda a parte. Identifique o tipo de ligação que você precisa. Lembrar a si mesmo que a coisa sensacional em ser solitário é o fato de que significa que “Eu realmente me importo com as pessoas e adoro ter companhia. Preciso descobrir que tipo de ligação necessito neste momento, e depois entrar em ação para fazer com que aconteça. Entre em ação para se projetar e estabelecer uma ligação com alguém.”
Você pode usar a estratégia dos seis passos que falamos no texto anterior e gerar ações diante destas emoções negativas. Toda emoção tem uma mensagem para nós. Será que estamos ouvindo? Sendo curiosos? Gerando estratégias para lidar com elas?
Traga presença para suas emoções, se permita sentir e faça um movimento para ir em direção ao seu objetivo. Você pode estar no controle ao invés de deixar o controle com suas emoções.
“Devemos cultivar nosso Jardim”
Voltaire