Gratitude

Que estratégias você usa para lidar com a sua inteligência emocional?

Inteligência emocional

Daniel Goleman diz que a Inteligência Emocional é a capacidade que um indivíduo tem de identificar os seus próprios sentimentos e os dos outros, de se motivar e de gerir bem as emoções internas e nos relacionamentos.

Nesta última semana falamos das estratégias do Anthony Robbins para lidar com a inteligência emocional. No livro Desperte seu gigante interior ele aborda este tema e nos mostra algumas formas de lidar com a nossa emocionalidade.

“Não pode haver transformação das trevas em luz e da apatia em movimento sem emoção.” Carl Jung

Muitas pessoas acreditam que as emoções escapam por completo do seu controle, que elas acontecem como forma de reação de algum evento em nossas vidas. Colocamos as emoções num lugar de mistério e falta de controle.

E para evitar as emoções, as pessoas recorrem as drogas, álcool, comer demais, jogos, depressões, vícios de uma forma geral, algo que eu consiga anular meus sentimentos.

Segundo Anthony Robbins, existem quatro meios básicos que as pessoas usam para lidar com as emoções, são eles:

  1. Abstenção: Evitamos lidar com emoções que nos fazem sofrer. E com isso evitam sentir estas emoções. Ex. Se a pessoa tem medo de ser rejeitada ela evita relacionamentos ou trabalhos mais desafiadores. Caindo assim numa armadilha, pois consegue se proteger a curto prazo e com isso impede de viver e sentir o próprio amor. Você não consegue se abster de sentir. Um jeito eficaz é aprender e descobrir o significado oculto nessas emoções que você considerava negativa.

Se você limitar reagir suas emoções por meio de um padrão de abstenção, perderá a mensagem valiosa que elas oferecem. Se continuar a perder a mensagem e deixar de controlar as emoções no momento que elas aparecem, elas se transformarão em crises profundas. Todas as emoções são valiosas. Você é a fonte das suas emoções. Você quem as cria e com isso também pode aprender a lidar com elas.

Para lidar com as emoções dolorosas podemos usar 6 passos estratégicos para mudar os padrões que muitas vezes nos limitam, ou nos mantém presos nestas emoções. Esta pode ser uma forma de usar a inteligência emocional.

Passo 1 – Identificar o que você realmente sente.

Trazer o sentimento para o presente. O que você realmente está sentindo? O que está vivo em você?

Passo 2 – Reconheça e aprecie suas emoções sabendo que o apoiam.

Agradeça pela parte do seu cérebro que te manda sinais para você entrar em ação e dizer que algo não esta bem. Cultive o sentimento de apreciação por todas as emoções.

Passo 3 – Seja curioso sobre as mensagens que a emoção esta te contando.

Quando você coloca intenciona uma curiosidade em aprender algo, constitui uma interrupção de padrão imediato para qualquer emoção permitindo descobrir coisas a seu respeito.

Ficar curioso ajuda a dominar a emoção, resolver desafio e evitar que o mesmo problema aconteça no futuro.

Passo 4 – Seja confiante

Importante lembrar que de alguma situação que você vivenciou uma situação que disparou essa emoção e como você lidou.

Como você mudou? Efetuou alguma ação diferente? Quais perguntas usou para lidar com as suas percepções?

Passo 5 – Tenha certeza de que pode controlar não apenas hoje, mas também no futuro.

Aqui utilize o ensaio mental, que emoções você quer sentir? Anote 3 a 4 estratégias diferentes para mudar a percepção e agir.

Passo 6 – Fique animado e entre em ação.

Fique animado e entre em ação.

No começo pode parecer estranho, mas quanto mais você praticar esses passos ficará mais fácil para lidar com suas emoções, principalmente aquelas que já são padrões. O melhor momento para controlar a emoção é na hora que começar a sentir.

Mate o monstro enquanto ele ainda é pequeno!