Todo final de ano é a mesma coisa: corrida às compras de Natal, shoppings lotados, restaurantes abarrotados, filas em supermercados, amigos secretos, planejamento de cardápio para as festas ou uma viagem para fugir de todo este agito. Conseguiu se visualizar?
São tantas tarefas e obrigações para “fazer o fechamento da empresa”, sair de férias coletivas que vai chegando o dia 31 de dezembro e nem pensamos nas “promessas para o próximo ano”. Pulamos as 7 ondas sem saber nem o que queremos de verdade…
Para fazer diferente, este ano propusemos aos participantes do Quadrados de Conversa um exercício de Retro-Expectativa.
A ideia era acompanhar todos numa viagem reflexiva por 2020, retroagindo no tempo, relembrando os maiores desafios e aprendizados durante o ano e aprofundando essa análise buscando os pensamentos que mais ocuparam nossas mentes e nosso tempo, que tipos de sentimentos mais vivenciamos, quais foram as ações (decisões, mudanças, atitudes, iniciativas) mais relevantes que marcaram nossa jornada.
Trazendo à consciência estes pontos importantes, podemos entender que, sem planejamento, desenho, vontade e perspectiva, pode ser que o ano que passou nos carregou em sua onda de acontecimentos e só nos restou reagir a tudo que aconteceu.
Mas, e se com os aprendizados registrados do último ano, tivéssemos o poder e o protagonismo de definir nossos horizontes e expectativas do próximo ano? Foi nesta proposta que convidamos todos a escreverem sobre os pensamentos, sentimentos e principais ações que desejam realizar, vivenciar, experimentar… não como promessas de ano novo, mas como objetivos bem definidos de um road map, onde toda minha atenção e energia será destinada à concretização dos mesmos.
Evoluir, crescer e amadurecer exige planejar, executar, avaliar e seguir em frente. Se fazemos isso em nossas carreiras em negócios, por que não fazer o mesmo em nossas vidas?
Para finalizar, sugerimos uma autoavaliação (que pode ser tema de um feedback ou conversa one a one de final de ano), escrevendo sobre as mudanças que enxergamos hoje em nós mesmos, as maiores autodescobertas, o que podemos fazer melhor em 2021 e o que podemos começar a fazer desde já para alcançar nossos sonhos.
Então, entre uma compra e outra, entre um fechamento e um orçamento final, que tal encontrar um tempo valioso só seu e pensar a respeito do Retro e das Expectativas que você tem hoje?
E, aproveitando, desejamos que em 2021 você esteja cada vez mais consciente sobre sua vida e sobre o que te faz feliz.
Boas Festas!