Gratitude

COMO COLHER APRENDIZADOS NO CONTEXTO DO COVID-19

Nestes últimos dias, por mais que tentasse me blindar com a negatividade das notícias, fatos, áudios e vídeos dos diversos meios de comunicação, comecei a sentir uma avalanche de sentimentos: Aflição, angústia, ansiedade, apreensão, impotência, insegurança e tensão.

Diante de tanta incerteza de informações, de verdades e fake news e falta de previsibilidade, a mente começou a criar um mundo apocalíptico e de paralisia.

Não sou assim e não gosto de me sentir assim. Parei e pensei: o que de bom conseguimos enxergar neste caos todo? Que aprendizados podemos tirar disso tudo?

AUTOCONHECIMENTO

Olhar para o que já temos de capacidade, talentos, conhecimento, vivências, ferramentas e nos reinventarmos, de dizer SIM para o que tínhamos medo ou receio de experimentar e ter consciência que temos muito mais capacidade do que acreditamos.

COMUNICAÇÃO

Se presencialmente já era um desafio para muitos, pessoalmente ou nas empresas, imagina agora à distância e com isolamento? Pela dificuldade em si, acredito que vamos nos aperfeiçoar aos poucos melhorando nossas conexões, buscando mais pontos de contato e acompanhamento, dando mais suporte e até melhorando a assertividade, clareza e objetividade.

RELACIONAMENTO

Desenvolvendo uma melhor comunicação, automaticamente vivenciamos relacionamentos mais próximos. A distância valoriza a presença, o estar junto, o contato diário e nos faz perceber o quanto deixamos de aproveitar esses momentos. Vamos viver uma cultura de práticas onde o coletivo, a cooperação, a colaboração e a cocriação serão constantes e necessários para a sobrevivência de negócios. Buscar por parcerias mais sólidas também faz parte da estratégia.

FLEXIBILIDADE E MUDANÇA DE MINDSET

Estamos experimentando ferramentas novas, vivenciando situações e culturas organizacionais diferentes (trabalho remoto, por exemplo), fazendo de tudo para sair de zonas de extremo desconforto com criatividade e inovação.

Há necessidade de mudar nosso mindset e formas de interpretar as situações, focando no reaprender, ressignificar e reinventar. Só assim enxergaremos novas oportunidades, focaremos em novas soluções e quebraremos barreiras.

SOLIDARIEDADE

Tenho acompanhado vários grupos e iniciativas que colocam o bem comum acima do comercial. Empresas liberando acesso para canais fechados, aplicativos de acesso remoto e reuniões, academias de ginástica oferecendo treinos em vídeo e aplicativos para não perder a conexão com os alunos. Estratégias de marketing que impactam o bem estar das pessoas, abrindo mão de ganhos imediatos em troca de relacionamento e engajamento futuro.

Além disso, as pessoas estão se disponibilizando para ajudar vizinhos, parentes, pessoas com maior dificuldade neste cenário, oferecendo ajuda para compras, transporte, coisas básicas do dia a dia. Talvez seja a chance de conhecer o seu vizinho de porta.

Tenho certeza que teremos muitos outros aprendizados pela frente e depois dessa reflexão consigo me sentir: animado, confiante, contente, energizado, esperançoso, grato, inspirado e otimista. Uma troca bem fortalecedora emocionalmente falando, não é verdade?

Convido todos vocês a refletirem a respeito, individualmente, em família, com seus times nas empresas. Vale o exercício para terem consciência de como estão se sentindo, o que estão pensando e ter a chance de mudar se necessário.

Boa sorte a todos e espero interagir com vocês virtualmente neste período de quarentena, e presencialmente no futuro. Vamos aproveitar para crescer neste contexto!