Gratitude

Como anda a sua Motivação?

Esta pergunta foi o ponto focal de nosso encontro semanal e virtual, no Quadrados de Conversa, do último dia 20/05/2020.

Diante de um cenário de maior desafio e incertezas, como podemos desenvolver melhor nosso nível de motivação? Se o futuro é incerto, como consigo estabelecer metas e objetivos motivadores? Onde posso colocar meu foco de trabalho e energia para elevar meus níveis de motivação?

Para nos ajudar a entender melhor o assunto, buscamos, nos estudos da Teoria da Autodeterminação de Edward Deci e Richard Ryan, da Universidade de Rochester, conceitos e dicas que trazem maior consciência sobre este processo.

Autodeterminação é o ato de escolher e decidir por si e de iniciar ações por vontade própria.

E para elevarmos o nível de autodeterminação, podemos optar por metas e objetivos que atendam as seguintes necessidades:

1-) Autonomia (estar no controle de sua própria vida e em harmonia com seu propósito e valores);

2-) Competência (sentir-se capaz de lidar com os desafios com os recursos que dispõe);

3-) Relacionamento e Conexão (interagir, conectar-se e colaborar com os outros)

Quando melhor atendermos essas três necessidades, maior nossa autodeterminação, e dizemos que a motivação por esses objetivos são INTRÍNSECAS.

 Deci e Ryan fazem a distinção entre Motivação Intrínseca e Motivação Extrínseca, veja o quadro abaixo:

A motivação intrínseca está ligada aos fatores pessoais e psicológicos, internos ao ser. Buscamos recompensas na atividade em si e não no resultado da atividade, ou seja, tratamos o trabalho e outras funções (lazer, hobbies, esportes) com prazer, entendendo que estamos estimulando nosso autodesenvolvimento, crescimento, evolução e senso de contribuição

A motivação extrínseca, por outro lado, está ligada as recompensas derivadas das atividades, que são tangíveis e materiais. Não necessariamente entramos em flow ao realizá-las, mas desfrutamos (mesmo que temporariamente) dos resultados destas.

Dependendo do objetivo que traçarmos, vale avaliar qual a motivação por trás, para entender o quanto vale investir em energia por algo que pode ou não ser duradouro em termos de prazer e realização.

Para avaliar melhor o nível de motivação dos participantes, propusemos um exercício de auto coaching, pedindo que respondessem as seguintes perguntas:

1-) Quais são os seus principais objetivos / metas para os próximos 6 meses? (pessoais e profissionais) O que deseja alcançar, desenvolver, melhorar ou até parar de fazer (que esteja te incomodando)? Listar até 10 objetivos

2-) Quando você pensa nesses objetivos, a frase que vem à cabeça é…

3-) Como você se sente pensando nesses objetivos?

4-) A principal razão pela qual você persegue esses objetivos é…

5-) Que necessidades você busca atender com esses objetivos?

6-) Analisando tudo isso, suas motivações são mais intrínsecas ou extrínsecas?

7-) Como pode ressignificar as extrínsecas para que se aproximem de motivações intrínsecas, atendendo os 3 pilares da Autodeterminação?

Convidamos vocês a responderem as perguntas, analisarem suas respostas e compartilharem seus insights e planos de mudança. E se houver alguma dúvida, ficamos à disposição para ajudá-los!

Até o próximo encontro!!!