Nosso Quadrados de Conversa desta semana foi sobre Forças e Virtudes, baseado nos estudos de Seligman e Peterson em 2004, que desenvolveram toda base teórica com assessments de medição para o VIA Institute on Character.
Seligman diz que as pessoas conseguem conquistar a felicidade quando descobrem e desenvolvem suas forças e virtudes.
Se avaliarmos nossa Educação, somos incentivados a focar no que nos FALTA alcançar, melhorar ou desenvolver. “Eu sou boa nisso…mas…” A maioria dos feedbacks que vamos recebendo ao longo da vida, dentro das empresas, e até nos relacionamentos, direcionam o olhar para o que falta.
Mas e se o foco mudasse para os super poderes que nós já temos? E se através de um teste pudéssemos descobrir a ordem de uso de 24 forças de caráter, onde as 5 primeiras seriam nossas forças de assinatura?
Ao identificar nossas principais forças e aplicando-as conscientemente no dia-a-dia, encontraremos mais entusiasmo, produtividade, satisfação e bem-estar naquilo que nos propormos a fazer, usando os recursos que já possuímos de uma maneira mais eficiente.
Segundo o Instituto Gallup, as organizações que focam nas forças dos colaboradores conseguem um aumento de 73% do Engajamento.
Segundo Seligman e Peterson o que define uma força de Caráter?
- Quando a força contribui para realização, para ter uma vida boa.
- Quando a força tem valor por si só, mesmo na ausência de um objetivo a ser atingido.
- Ao usar a força jamais diminuirá as pessoas ao seu redor. É autêntica.
- O Foco da Força de Caráter é sempre positivo.
- A força é manifestada por meio de comportamento e pode ser medida. (Exemplo o assessment VIA)
- Cada força possui um conjunto específico de características, elas podem ser parecidas mas não são idênticas.
- As forças de caráter estão inseridas em paradigmas consensuais (culturais, crenças e etc), neste caso está conectado com a narrativa que aprendemos ao longo da vida.
- As forças necessitam de um ambiente para serem cultivadas e incentivadas. Por ex. os prodígios descobrem cedo seus talentos, porém precisam de incentivo para continuar.
- Existência de pessoas que exibam a total ausência da mesma força, pode ser considerado uma falha de caráter.
- Há uma relação entre forças e rituais. –ex. Igrejas, escolas, práticas esportivas e etc). Por ex. Sociedade que fornece instituições e rituais que cultivam forças e virtudes e estimula sua prática. (Escolas, Igrejas, práticas esportivas e etc).
No Via identificamos nossas Virtudes e Forças que vocês podem localizar no quadro abaixo.
Seligman e Peterson afirmam que quando usamos nossas forças temos mais chances de entrarmos no famoso FLOW: no fluxo do bem-estar, de nos sentirmos felizes, de aprendermos, de estarmos abertos, de nos conectarmos e ficarmos mais presentes.
As Virtudes nos ajudam a atingir a excelência ao lidar com desafios, construindo um conjunto de características que contribuem para ter uma vida boa e saudável.
Já as Forças de caráter são ingredientes Psicológicos que definem as virtudes.
Geralmente são nossos comportamentos que irão expressar as forças, sendo nossas rotas e assim chegando a Virtudes. Segundo os pesquisadores, uma pessoa possui um bom caráter quando seu comportamento expressa duas ou três forças que estão associadas a um grupo de virtudes.
E como você está aproveitando seus super poderes? Será que vale a pena exercitar, modelar e desenvolver outras forças que podem te ajudar diante de novos desafios?
Use e Abuse de suas Forças e Virtudes, para que você possa ter uma vida mais plena e feliz.