O Projeto começou de um papo entre amigos e sócios identificando como estávamos nos sentindo, o que estava vivo em nós?
E surgiu uma necessidade de fala, de expor o que estava ali, depois de sermos bombardeados de informações de todos os lados, o que permanecia vivo?
Dessa forma sentimos uma vontade muito grande de criar este espaço de ESCUTA. E assim foi, marcamos uma data com o tema já definido falaríamos de sentimentos.
Temperamos o encontro com a técnica de CNV (Comunicação Não Violenta) e alguns outros conceitos da psicologia positiva, emoções entre outros.
Marshall Rosenberg fala que temos sentimentos a todo momento, o problema é que não fomos ensinados a ter consciência do que está vivo em nós. Nossa consciência foi educada para olhar para fora. E termos o olhar do outro e o que ele pensa a nosso respeito.
Nosso papel neste Quadrado de Conversa foi de trazer mais vocabulário para conseguirmos trazer consciência do que esta vivo em nós e também o que estamos sentindo.
Sentir é importante e falar também, tem um mestre da Terapia Comunitária, o Dr Adalberto Barreto que fala: “Quando a boca cala os orgãos falam, quando a boca fala os órgãos saram”.
Trouxemos também conceitos e as diferenças entre emoção e sentimentos. As vezes parece que é tudo uma coisa só.
Neste momento de Pandemia temos vários sentimentos e emoções de negativas, positivas e neutras, entendemos uma necessidade grande de olhar para dentro e identificar o que está vivo, que vai ficando mais presente e aprendemos a lidar com o que esta ali. Sem Julgamento ou privação. Entender como funcionamos e sentimos.
Segundo Audre Lorde “Nossos Sentimentos são o caminho mais genuíno para o conhecimento”.
O rico do grupo é perceber que cada indivíduo é único e que estarmos juntos faz a união de uma potência de aprendizado, respeito, empatia e conexão.
Nosso exercício foi trazer a presença para o mundo virtual!
No final ficamos em Flow e com o coração quentinho de exercermos o nosso valor de contribuição para este momento tão delicado e desafiador!
Terminamos o encontro com um parceiro nosso, o Ricardo Meves (@yogadorisosp), que trabalha com a Gestão de Humor dentro das empresas.
Esta prática tem diversos benefícios que impactam neste momento atual:
Terminamos o exercício com a endorfina circulando no nosso corpo, deixando com uma sensação leve e de bem-estar.
Com as respirações da prática conseguimos ter uma respiração mais profunda com uma exalação mais longa. Auxiliando numa respiração importante para momentos negativos, em que temos uma respiração mais rasa.
A prática reduz o stress de forma instantânea, reduzindo os hormônios de cortisol, aumentando as emoções positivas
Terminamos o encontro com muita gargalhada e leveza!
Que venha o próximo.
O tema é: Como identificar e atender minhas Necessidades?
Esperamos por você =D