Para quem me conhece sabe que eu me apaixonei por estas histórias de trilhas…não fiz muitas ainda, mas as que vivenciei me fizeram ter vários momentos de reflexões. Antes, durante e depois de fazer a trilha! Acredito que é isso que tanto me encanta. Poder observar como o ser humano funciona e o quanto podemos associar de uma trilha à Liderança.
Neste final de semana tive a oportunidade de estar com amigos e fazer mais um percurso que me encantou muito! Com todos os obstáculos encontrados no meio da trilha, cada momento que vivenciamos me tocou para poder escrever este texto!
O que quero trazer aqui é a vivência de estar num grupo e como todos precisam liderar, nem que seja para tomar as suas próprias decisões. E hoje, quando pensamos nas empresas que trabalhamos, vemos o perfil de tirar a figura da hierarquia e ter uma figura de um “líder”, que seja mais inspiracional. Alguém que te encoraje a tomar a decisão e não que tome a decisão por você.
Quando você chega no pé da Montanha muitas vezes você não faz ideia do que te espera. De como será a trilha: se terão muitos obstáculos? Se será fácil? Difícil? Será que vou ficar com medo? Será que conseguirei subir tudo? E se me faltar ar? E se me faltar perna? Mas junto com tudo isso vem uma vontade maluca de superar todo e qualquer desafio. Fico pensando em cada trilha que eu fiz e cada pessoa que estava ao meu lado para incentivar, dar risada, motivar, fazer acreditar que é possível, ter conversar profundas, ficar em silêncio e momentos de grandes reflexões que às vezes só de saber que tem alguém do seu lado já faz toda diferença.
E onde entra a liderança nesta história? Posso dizer que a liderança acontece o tempo todo.
Através de um guia, de alguém que puxa, de alguém que fecha a trilha, de pessoas que estão com você no mesmo barco, de você liderando os seus próprios limites e superando os mesmos, de incentivar e ser incentivado. Liderar é fazer parte. É dar ideias, é compartilhar, é dar opinião. É saber onde quer chegar e que ao chegar terá uma recompensa incrível.
Acredito que mais do que liderança é um trabalho em equipe. É compartilhar comida, compartilhar as dores, compartilhar que você também tem medo, compartilhar cada momento.
É muito mais do que só fazer uma trilha. É estar com pessoas que tem o mesmo propósito que você.
Chegar no topo talvez seja o foco final, mas pra que?? Para ter a sensação de missão cumprida e ter o privilégio de sempre ter uma vista incrível repleta de superações e de uma sensação que é indescritível. Só quem vive que sabe!
É saber que neste caminho você poderá fazer novas amizades e resgatar as já conhecidas.
É contar e ouvir histórias, é aprender em cada curvinha. É ter o privilégio de saber o que é o silêncio de verdade. E mesmo que dentro de você ainda haja um barulho enorme.
É conhecer caminhos diferentes e explorar caminhos que você nunca imaginou seguir, mesmo que o GPS te avise que não é por ali. E ver que outras pessoas trilharam o mesmo caminho que o seu e que mesmo estando no caminho errado, você consegue se divertir e tirar aprendizados com tudo aquilo.
É saber que, em time, o caminho é muito mais divertido e ter a certeza que é isso que faz a Mágica ACONTECER.
E o que a montanha tem a ver com a liderança:
- Saiba onde quer chegar, planeje e tenha uma visão clara para onde ir.
- Seja um bom orientador e encorajador
- Mostre de fato um interesse genuíno pelo outro
- Seja um bom comunicador – você precisa ouvir e compartilhar suas experiências.
- Seja motivador
- Todos podem liderar em algum momento
- Conhecimento sem compartilhar não serve para nada
- Comemore as pequenas e grandes vitórias
- Desafie-se
- Inspire-se e Inspire